A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgou números que ainda não fazem parte de sua tabela mensal de vendas, relacionados com os emplacamentos específicos de carros elétricos e híbridos no país.
Segundo a entidade que reúne os revendedores de carros no Brasil, foram 2.523 carros elétricos comercializados em fevereiro pela BYD, representando 69,8% do segmento, o que assegurou o primeiro lugar da marca do mercado.
A GWM ficou em segundo com 588 carros ou 16,27%, com JAC e Volvo na sequência. BMW e Peugeot surgem com Renault, Mercedes-Benz e Ford.
Essa lista de carros elétricos da Fenabrave tem ainda a GMC com nada menos que 9 emplacamentos fechando o Top 10, mesmo volume da Porsche. Nesse caso, trata-se da importação independente do GMC Hummer, já que a GM não vende a marca aqui oficialmente.
Caao Chery, MINI, GM e a Audi aparecem também na lista, que tem 15 marcas. Já nos carros híbridos, a BYD foi também a marca que mais emplacou com 1.900 unidades e 28,08% de market share.
Na segunda posição, a Toyota vendeu 1.548 unidades com 22,88%, tendo a GWM em terceiro com 16,66%. Na sequência, Caoa Chery, Mercedes-Benz e Land Rover tem bons volumes, com BMW, Kia e Honda fechando o Top 10.
Audi, Lexus, Jeep, MINI e Porsche fecham o Top 15 dos híbridos, lembrando que no caso da Lexus, as vendas são totais da marca de luxo japonesa.
No acumulado, a BYD lidera nos dois casos, com até 66,64% nos elétricos e 23,73% nos híbridos, porém, nesse caso, a Toyota fica perto da chinesa com 21,80% e supera a rival GWM.
Essa disputa deve ficar ainda mais acirrada quando a chinesa começar a produzir no país, embora a Toyota, com o anúncio recente, reforce suas defesas para conseguir manter-se entre as primeiras, apesar do sucesso do BYD Song Plus.
Para 2024, o número de modelos elétricos e híbridos deve aumentar com a chegada de novas marcas e também do reforço no portfólio das já estabelecidas aqui.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!