
A BYD mostrou na futura linha de montagem de sua fábrica de Camaçari, na Bahia, o primeiro BYD Dolphin Mini “100% brasileiro”. O elétrico mais vendido do país já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no mundo.
No Brasil, com mais de 34 mil unidades vendidas, o Dolphin Mini será montado na região em processo SKD inicialmente e a ele se juntarão, nas próximas semanas, os modelos Song Pro (GL/GS) e King (GL/ GS).

Nesta fábrica moderna, robôs cuidam de tarefas como instalação de vidros e fixação de baterias. Ele tem ainda um sistema exclusivo de fricção silenciosa, que mantém os níveis de ruído abaixo de 70 decibéis.
O prédio principal é um dos maiores da América Latina dedicado à produção de veículos elétricos, com uma área de 156.800 m².

A BYD também anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A Continental Pneus de Camaçari, vizinha da fábrica, é a primeira companhia oficialmente homologada.
Com investimento de R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari — uma megaestrutura que ocupa 4,6 milhões de m², prevê a geração de até 20 mil empregos diretos e indiretos.

A fábrica começa com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase.
Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta evoluirá gradualmente para produção nacional completa — incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.

Como parte do projeto local, a BYD inclui também o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, projetado e construído numa cooperação entre “cientistas chineses e brasileiros”.
Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o combustível verde mais emblemático do Brasil, esse motor combina a tecnologia elétrica da BYD com um desempenho e eficiência de última geração.
Ele será oferecido no Song Pro e também no King, ambos com foco nos rivais japoneses da Toyota, como Corolla Cross e Corolla, respectivamente.
Fábrica de BYD Camaçari – Galeria de fotos

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!