BYD não definiu local de fábrica no México; Stellantis inicia produção de elétricos

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O México está no radar dos fabricantes veículos elétricos e algumas iniciativas apontam para novas fábricas operando no país latino visando o mercado americano, ainda que algumas delas não possam de fato exportar para os EUA sem gerar problemas.

Esse é o caso da BYD que, segundo a Reuters , ainda não definiu em qual estado implantará sua fábrica no México. A montadora busca uma região que ofereça maior quantidade de incentivos fiscais para operação da unidade.

Jorge Vallejo, diretor-geral da BYD no México, disse:

“Uma fábrica não é só ter o espaço, mas a logística, todo o desenvolvimento, a infraestrutura urbana que é gerada, água, gás, tudo o que é necessário para uma fábrica automotiva.

Vallejo completou: “Há muitos elementos, até logísticos, que estamos analisando junto com eles”. A BYD disse anteriormente, por meio de Stella Li, a CEO da empresa para as Américas, que a fábrica ficará no centro do país.

Isso significarias maior foco no mercado mexicano, diante da pressão americana contra a produção de carros elétricos chineses no México. MG e GWM são outras do gigante asiático dispostas a investir no país.

O México sempre foi atrativo para as montadoras devido sua longa fronteira com os EUA, o que facilitaria o ingresso de carros chineses para os states. Seja como for, eles não são os únicos a apostar em carros elétricos mexicanos.

A picape Shark é forte candidata a produção mexicana, o que aliviaria a planta da Bahia, porém, a BYD não confirmou ainda quais serão seus carros feitos no México.

Certamente a produção do país latino pode ser considerada pela BYD para possível troca de produtos entre as filiais do continente. No país latino, a instalação terá capacidade para 150.000 carros por ano, mas plano é chegar até 500.000…

Ao mesmo tempo, e bem discretamente, a Stellantis iniciou a produção de carros elétricos em Toluca.

Não se tem notícia sobre o que estaria sendo feito lá, mas diante da falta de informações, é de se supor que a Leapmotor esteja por trás disso, o que explicaria o sigilo.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X