O México está no radar dos fabricantes veículos elétricos e algumas iniciativas apontam para novas fábricas operando no país latino visando o mercado americano, ainda que algumas delas não possam de fato exportar para os EUA sem gerar problemas.
Esse é o caso da BYD que, segundo a Reuters, ainda não definiu em qual estado implantará sua fábrica no México. A montadora busca uma região que ofereça maior quantidade de incentivos fiscais para operação da unidade.
Jorge Vallejo, diretor-geral da BYD no México, disse:
“Uma fábrica não é só ter o espaço, mas a logística, todo o desenvolvimento, a infraestrutura urbana que é gerada, água, gás, tudo o que é necessário para uma fábrica automotiva.
Vallejo completou: “Há muitos elementos, até logísticos, que estamos analisando junto com eles”. A BYD disse anteriormente, por meio de Stella Li, a CEO da empresa para as Américas, que a fábrica ficará no centro do país.
Isso significarias maior foco no mercado mexicano, diante da pressão americana contra a produção de carros elétricos chineses no México. MG e GWM são outras do gigante asiático dispostas a investir no país.
O México sempre foi atrativo para as montadoras devido sua longa fronteira com os EUA, o que facilitaria o ingresso de carros chineses para os states. Seja como for, eles não são os únicos a apostar em carros elétricos mexicanos.
A picape Shark é forte candidata a produção mexicana, o que aliviaria a planta da Bahia, porém, a BYD não confirmou ainda quais serão seus carros feitos no México.
Certamente a produção do país latino pode ser considerada pela BYD para possível troca de produtos entre as filiais do continente. No país latino, a instalação terá capacidade para 150.000 carros por ano, mas plano é chegar até 500.000…
Ao mesmo tempo, e bem discretamente, a Stellantis iniciou a produção de carros elétricos em Toluca.
Não se tem notícia sobre o que estaria sendo feito lá, mas diante da falta de informações, é de se supor que a Leapmotor esteja por trás disso, o que explicaria o sigilo.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!