BYD passa Ford, é 4ª marca mais vendida do mundo

byd seal awd 3

A BYD está avançando rapidamente como um fabricante de carros elétricos, mas não somente isso, a marca chinesa acelera como um grande fabricante de veículo e, no mês de agosto, simplesmente passou a Ford.

A montadora chinesa foi contabilizada com as demais marcas nos 37 principais mercados do mundo e segundo os cálculos, a BYD teve 4,8% de market share global, superando a Ford com 4,2%.

Mas, a Ford é apenas um exemplo de marca famosa, pois, pelas contas, a BYD superou ainda Hyundai, Chevrolet, Suzuki, Kia e Nissan, nessa ordem.

Todavia, a BYD ficou atrás da Toyota, Volkswagen e Honda. Como se sabe, a Tesla não coopera para os números de vendas mensais, mas mesmo assim, a chinesa mostra seu potencial global.

Em agosto, na China, a BYD registrou market share 11,98% com a venda de 230.077 veículos, liderando o mercado interno, com a Volkswagen tendo 195.548 automóveis, correspondendo a uma quota de mercado de 10,18%.

Já a Toyota teve 155.491 veículos vendidos, equivalente a 8,10% de participação, ficando a Honda com 102.105 veículos e 5,32% do mercado local.

A Changan é outra chinesa entre as cinco mais vendidas na China, com Changan que emplacou 82.243 carros, tendo participação de mercado de 4,28%.

Com 150 mil exportados nos últimos 12 meses, a BYD quer elevar para até 300.000 carros por ano suas remessas para o exterior.

A BYD vem sendo um player de peso para o mercado em geral, mas no caso dos carros elétricos, atualmente disputa com a Tesla a liderança mundial.

Em realidade, a BYD tem até certa vantagem sobre a Tesla, já que parte dos carros vendidos por Elon Musk usa baterias da fabricante chinesa.

Com sua rápida expansão, a BYD cresceu 5% no ano passado, enquanto a Ford caiu 6,7%.

O uso da bateria de fosfato de ferro e lítio inicialmente e depois com a Blade, a BYD avançou de um clonador de carros da Toyota para um fabricante imprescindível hoje para o futuro do automóvel.

Confira abaixo os 10 fabricantes mais vendidos no mundo em agosto de 2023:

Marcas

  1. Toyota – 98,% de market share
  2. Volkswagen – 6,5%
  3. Honda – 4,9%
  4. BYD – 4,8%
  5. Hyundai – 4,3%
  6. Ford – 4,2%
  7. Chevrolet – 4,0%
  8. Suzuki – 3,9%
  9. Kia – 3,5%
  10. Nissan – 3,3%

[Fonte: Car News China]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X