BYD passa Volkswagen na China pela primeira vez

byd seagull 1.jpeg

A partir de 2008, o governo da China criou o Centro de Pesquisa e Tecnologia Automotiva da China, que passou a contabilizar as vendas de carros no país, como a Fenabrave e a Anfavea fazem por aqui.

Mesmo assim, não seria errado alegar que a Volkswagen tinha uma boa vantagem na China desde quando se estabeleceu em 1984, levando a Audi pouco depois.

Com praticamente todos os táxis do país sendo o VW Santana, não dá para imaginar que houve uma rival para a VW desde então, mas isso mudou no primeiro trimestre de 2023.

byd song plus china 1

A BYD, maior rival da Tesla em volume, passou a Volkswagen, sendo esse um feito histórico, pois a marca alemã faz da China seu próprio quintal e até chegou a medir forças com a GM por um tempo.

Foram 440.000 carros vendidos nos três primeiros meses, sendo o suficiente para a BYD passar a VW com 427.247 unidades.

Wang Chuanfu, CEO da BYD, empresa apoiada pelo bilionário americano Warren Buffett, tinha pretensão de passar a VW ao fim de 2023.

byd yangwang u9 3

A meta da BYD para a China neste ano é de 3 milhões de carros, embora em anos bons, a VW tenha atingido 4 milhões de carros, mas alguns analistas apontam para 3,7 milhões para a chinesa.

Com vendas exclusivamente de carros elétricos e híbridos, a BYD surge como uma força que tem em vista barrar o ímpeto da Tesla, mas conseguiria fazer 20 milhões ao ano, como é a pretensão de Elon Musk?

No gigantismo chinês, a BYD até poderia dispor de várias plantas de 300.000 carros para fazer elétricos e passar a Tesla, mas não é essa a ambição da empresa.

byd dolphin 1 2

Isso porque a BYD não tem nenhum plano de vender carros elétricos nos EUA, território fundamental para se alcançar as metas da Tesla.

Globalmente foram 550 mil carros e em 2022, 1,86 milhão foram vendidos em todo o mundo, mas a BYD quer multiplicar esse resultado com foco na Europa, América Latina e partes da Ásia.

[Fonte: Auto News Europe]

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X