A BYD pode adiar a produção de automóveis em sua futura fábrica de Camaçari, na Bahia. Em busca de redução tributária, a montadora chinesa pediu ao governo alteração em itens ex-tarifários, cortando assim o imposto de importação de peças e componentes de 20% para 10%.
Segundo o site Auto Data, o pedido consta de protocolados no Sistema Eletrônico de Informações do Governo Federal (SEI), “para a importação de kits SKD, ou partes de um veículo parcialmente montado, de cinco modelos, um deles ainda inédito no portfólio da BYD”.
Este quinto modelo é uma picape com cabine dupla e propulsão híbrida, que você já viu aqui no NA, sendo ela flagrada sobre uma carreta transportadora. O alvo da BYD é pegar a liderança da Fiat Strada, ainda que o produto esteja mais para uma rival da Toro.
Com essa alteração tributária, a BYD visa acelerar o processo de montagem final, com praticamente tudo importado da China inicialmente, o que obrigaria a produção a começar no final de 2025 e não no início do segundo semestre.
O processo industrial, conhecido como SKD, com uma pequena parcela de itens nacionais, seria requerida no documento para os próximos 36 meses. No mesmo, a BYD “avalia itens específicos que podem ser adquiridos localmente para incrementar a produção no Estado da Bahia. Esse modelo progressivo possibilitará que componentes vitais, como a bateria — cuja montagem local agrega valor ao produto final — sejam integrados ao processo sem comprometer a essência do Ex-tarifário original, mantendo-se o entendimento de que o kit essencial do veículo vem desmontado e, portanto, caracterizado como SKD”.
No mesmo documento, a BYD também pede uma redução para 5% no Ex-tarifário para o processo CKD, que seriam peças e componentes desmontados e não semidesmontados como no SKD. Seja como for, diferente da GWM, a nacionalização não parece o alvo da marca chinesa no momento.
Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações.
Suas redes sociais:
Instagram,
Facebook,
X