
A BYD já não é apenas uma promessa – é uma força em movimento no cenário global de carros elétricos.
Com mais de um milhão de veículos vendidos só no primeiro trimestre de 2025, a montadora chinesa está mirando alto: segundo fontes próximas à empresa, o objetivo é que metade de suas vendas globais venha de mercados fora da China até o fim da década.
E se o ritmo atual for mantido, essa ambição está longe de ser irreal.
A marca, cujo nome significa Build Your Dreams (Construa Seus Sonhos), já é a maior vendedora de veículos elétricos e híbridos plug-in (os chamados NEVs) da China.
E agora está expandindo sua presença global em ritmo acelerado, com operações em países da Europa, América do Sul, Oriente Médio, Ásia e até algumas regiões da África.

No Reino Unido, por exemplo, a BYD superou Tesla e Mercedes-Benz em vendas em abril, um feito impressionante para uma marca que há poucos anos era praticamente desconhecida fora do território chinês.
A estratégia da empresa é clara: conquistar novos mercados com modelos acessíveis, tecnologicamente avançados e pensados para o consumidor atual.
Modelos como o Dolphin, o Seagull e o SUV Atto 3 vêm se destacando entre consumidores europeus e sul-americanos por oferecerem uma boa combinação de preço, eficiência energética e conectividade embarcada.
Segundo a Reuters, executivos da BYD têm compartilhado essa meta ambiciosa de vendas globais com investidores desde o fim de 2024.

O avanço da marca em casa – onde nove em cada dez carros vendidos ainda são para consumidores chineses – serve como base para a confiança no plano de expansão.
A empresa acredita que pode replicar esse sucesso fora do país aplicando as lições aprendidas em seu mercado doméstico, especialmente em relação à velocidade de inovação e resposta às demandas do consumidor.
Apesar do crescimento, a entrada no mercado norte-americano segue distante.
Barreiras comerciais, como as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos chineses, continuam a dificultar qualquer tentativa mais agressiva de penetração por lá.
Ainda assim, com a forte presença em países como Brasil, Chile, Colômbia, Tailândia e Noruega, a BYD está construindo uma base sólida de operações internacionais que pode sustentar esse crescimento por anos.
Se o plano se concretizar, a BYD se tornará a primeira montadora chinesa a se estabelecer como protagonista global ao lado de gigantes como Toyota, Ford, Hyundai e General Motors.

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