A BYD tem planos ambiciosos para o Brasil e já não esconde que deseja a liderança nacional em 2028, sobrepujando a popular Fiat. Aliás, pensando exatamente na marca italiana, a chinesa confessou algo à imprensa brasileira em sua sede.
Segundo a revista Autoesporte, a BYD tem planos de lançar uma picape leve com carroceria monobloco e logicamente com cabine dupla para rivalizar com a Fiat Strada, atual líder nacional entre os veículos automotores leves.
Assim como todos os carros atuais da marca, essa picape leve da BYD será híbrida e com tecnologia flex. O produto será feito exclusivamente para produção no mercado nacional e logicamente com fabricação em Camaçari, na Bahia.
A publicação diz que a Strada da BYD terá suspensão robusta, supostamente de eixo rígido e feixe de molas, além de motorização baseada no motor 1.5 DM-i, que hoje entrega os mesmos 98 cavalos na gasolina que a picape da Fiat.
Todavia, terá um motor elétrico e também uma bateria de fosfato de ferro e lítio num compartimento que deve ficar sob o banco traseiro ou na parte traseira da cabine, servindo assim também à versão de cabine simples, que pode surgir.
Como a BYD quer um produto para brigar com a Strada em seus segmentos, então essa picape híbrida plug-in deve chegar com capacidade de carga na casa dos 700 kg.
Para compor uma picape monobloco nesses termos, a BYD deve usar a plataforma 3.0 baseada no Dolphin ou no Yuan Pro, sendo eles os carros que mais se aproximam, em tamanho, dessa proposta da marca chinesa.
Como bem sabemos, a BYD não tem nada híbrido de porte compacto, nem da gama antiga, sendo que os menores carros são os Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Pro.
Essa é a primeira vez que a chinesa menciona um carro fora do portfólio conhecido. Você compraria a “Strada” da BYD?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!