BYD rebate montadoras sobre redução de imposto para operação de montagem na Bahia

byd fabrica brasil 6
byd fabrica brasil 6

Após uma carta de montadoras instaladas no Brasil, endereçada ao governo federal, posicionando-se contra a possibilidade de redução de imposto para montagem em SKD e CKD, processos que serão iniciados pela BYD na Bahia, a marca chinesa divulgou uma carta rebatendo os argumentos dos fabricantes locais.

A BYD alega que trouxe ao país “carros tecnológicos, sustentáveis e mais acessíveis”, porém que está sendo “atacada por concorrentes obsoletos”.

O fabricante chinês citou Stellantis, Volkswagen, Toyota e General Motors, como autores da carta enviada ao Presidente da República, dizendo que estes fabricantes tradicionais, os quais se referiu como “dinossauros”, querem que “o governo impeça a redução temporária dos impostos para quem ousa oferecer carros melhores por um preço mais justo”.

Referendo-se a si mesma como o “meteoro” em alusão à extinção dos dinossauros, a BYD diz que as montadoras tradicionais “surtam” diante de uma chinesa que “acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico
na garagem da classe média”.

Veja também

A empresa também rebate a alegação de “concorrência desleal” citada na carta ao governo, dizendo que está jogando o jogo com as regras do governo. A BYD diz que a reclamação das montadoras tradicionais é uma “chantagem emocional com verniz corporativo”.

Sobre a redução de imposto para 10% no SKD e 5% no CKD, que está sendo analisada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), a BYD diz que se trata de uma redução temporária pleiteada, segundo uma “lógica simples e razoável: não faz sentido aplicar o mesmo nível de tributação sobre veículos 100% prontos trazidos do exterior e sobre veículos que são montados no Brasil”.

A chinesa afirma ainda que a operação garante geração de empregos locais, movimentação da cadeia logística e pagamento de encargos.

A BYD ainda ressalta que sua operação na Bahia segue conforme o fechado junto ao governo do Estado, e que o início da operação em SKD/CKD já estava previsto no cronograma apresentado, enquanto outras áreas da planta seguem em finalização.

No final da carta, a BYD reforça que seu pedido “não é um atalho nem uma esperteza fiscal, mas uma visão de futuro com veículos mais limpos, mais seguros, mais conectados e com custo-benefício justo”.

 

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.