
A picape híbrida plug-in BYD Shark, que já está sendo vendida em mercados internacionais como México, Austrália e Brasil, está com o caminho pavimentado para finalmente estrear na China.
A confirmação veio do próprio gerente-geral de relações públicas do Grupo BYD, Li Yunfei, que declarou em sua conta oficial na rede social Weibo que o lançamento doméstico está em fase de planejamento e deve acontecer “mais cedo ou mais tarde”.
O modelo começou sua trajetória internacional em maio de 2024, tendo o México como porta de entrada.
Em pouco mais de um ano, a BYD já exportou mais de 30 mil unidades da Shark, que em alguns países leva o nome Shark 6.
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Com dimensões generosas e um conjunto mecânico potente, a picape chamou a atenção rapidamente — mas a promessa de um preço mais acessível na China pode ser o fator que falta para consolidar seu sucesso também no mercado interno.
Li Yunfei, em visita ao México, fez questão de destacar a boa aceitação da picape no exterior, mas também admitiu que os custos fora da China são mais elevados do que seriam localmente.
Isso abre espaço para especulações sobre um valor de venda bastante competitivo no país de origem da BYD, principalmente se comparado aos quase R$ 380 mil cobrados no Brasil.
Se a China vai ser o mercado onde o modelo será vendido mais barato, a nível mundial, certamente custará menos do que os R$ 250 mil pedidos no México, por isso, é plenamente possível que ela custe por lá a metade do que custa aqui, algo na faixa dos R$ 200 mil.
Ou ainda menos do que isso.

A Shark chega num momento estratégico. O segmento de picapes movidas a energias alternativas cresceu 536% na China entre janeiro e agosto de 2025, com quase 50 mil unidades vendidas segundo dados da CPCA.
Esse salto impressionante é reflexo da flexibilização das restrições que antes limitavam a circulação de picapes em áreas urbanas. Com cidades importantes liberando esse tipo de veículo, o campo agora está aberto para um novo ciclo de crescimento.
E mesmo com esse aumento na demanda, a concorrência direta ainda não é tão acirrada quanto em outros segmentos.
Entre os principais rivais da Shark estão a Radar King Kong EM-P, da Geely — que será exportada com o nome Ridarra RD6 EM-P — e a GWM Cannon Alpha, conhecida em alguns mercados como Sahar Poer ou Shanhai Poer.

Com 5,46 metros de comprimento e quase 2 metros de largura, seu interior conta com central multimídia de 12,8 polegadas, comandos físicos no painel e espaço de sobra para cinco ocupantes.
A caçamba oferece 1.450 litros de volume e aguenta até 835 kg de carga.
Sob o capô, o conjunto híbrido plug-in combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos que, juntos, entregam 429 cavalos de potência e 65 kgfm de torque.
A bateria LFP de 29,58 kWh garante até 100 km de autonomia elétrica no ciclo NEDC, com uma autonomia total combinada de até 840 km e consumo médio de 7,5 L/100 km.
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