
A gigante chinesa dos veículos elétricos segue imbatível. A BYD acaba de registrar sua melhor semana de vendas de 2025 na China, consolidando ainda mais sua liderança no mercado local.
Entre os dias 5 e 11 de maio, a montadora emplacou 67.980 veículos, um salto de 15% em relação à semana anterior e o maior volume semanal do ano.
Para se ter uma ideia da disparidade, a Tesla registrou no mesmo período pouco mais de 3.000 unidades — uma queda de 69% em comparação com o ano passado.
Enquanto a empresa de Elon Musk tenta conter a sangria com ofertas de financiamento a 0% até o fim de junho, a BYD acelera sem freio.

Além da linha principal, as submarcas premium da BYD também mostraram força: a Denza somou 2.990 registros e a Fang Cheng Bao, 2.660, crescimentos de 3,8% e 17,7%, respectivamente.
Outras marcas chinesas, como NIO, XPeng, Xiaomi, Deepal e ZEEKR, também tiveram boas semanas, mas ainda muito distantes da líder. A NIO emplacou 6.060 unidades, a XPeng, 6.870, e a estreante Xiaomi, com seu SU7, chegou a 5.180 registros.
Os números refletem o domínio da BYD no maior mercado de EVs do mundo, mas não se limitam à China.
Em abril, a marca vendeu mais de 195 mil veículos 100% elétricos, ultrapassando pela primeira vez em um ano suas vendas de híbridos plug-in.

No total, foram mais de 380 mil veículos de “nova energia” no mês — uma diferença brutal em relação às 28.731 unidades da Tesla no mesmo período.
O crescimento internacional da BYD também impressiona. Em mercados estratégicos como Alemanha e Reino Unido, a fabricante chinesa já superou a Tesla nas vendas de abril: 1.566 contra 855 unidades na Alemanha, e 2.511 contra 512 no Reino Unido.
No acumulado do ano até abril, a BYD já exportou mais de 285 mil veículos.
E o ritmo não deve diminuir. A BYD está expandindo sua presença global com fábricas previstas para Europa, México, Brasil e Sudeste Asiático, além de novos produtos em segmentos de alto valor como picapes, veículos de luxo e até supercarros elétricos.

Enquanto a Tesla enfrenta quedas nas vendas e desgaste de imagem, especialmente pela figura polêmica de Elon Musk, a BYD segue firme com uma estratégia agressiva de volume, preços acessíveis e diversificação de portfólio.
Se a tendência continuar, a empresa pode não apenas consolidar sua liderança na China, mas também se tornar o nome mais forte do mercado global de veículos elétricos nos próximos anos.

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