BYD tem navio cargueiro próprio para transporte exclusivo dos seus carros elétricos

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A indústria naval chinesa está de vento em popa com a produção de vários tipos de embarcações, especialmente militares, ainda que de outros segmentos, o país asiático tem conseguido alcançar números expressivos de lançamentos ao mar.

Todavia, um mercado que vem ganhando mais espaço na indústria naval da China é o de transporte de veículos, pois somente agora a indústria automotiva do país, está alcançando números de exportação bem grandes.

Por conta dos carros elétricos e da Rússia, a China superou o Japão em exportação de veículos e por lá, montadoras apostam em suas próprias frotas para enviar seus carros para afora, como no caso da BYD com seu primeiro navio.

O BYD Explorer nº 1 partiu do porto de Yantai rumo à Shenzhen para depois rumar em direção à Europa com 7.000 carros elétricos a bordo. O navio é apenas o primeiro de uma série de embarcações encomendadas pela montadora.

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Construído pelo estaleiro International Marine Containers Group Co. e operado pela companhia Zodiac Maritime Ltd., o Nº1 da BYD pretende reduzir os custos com frete marítimo com um arrendamento exclusivo.

Além disso, como a União Europeia está planejando classificar os carros de acordo com a emissão de CO2 do poço à roda, o transporte marítimo conta, mas embarcações como o BYD Explorer nº 1, estão usando GNL como combustível.

Com dois tanques para armazenamento de gás natural liquefeito, o navio da BYD reduz sua pegada de carbono e ajuda na conta da equação do poço à roda, de forma que os carros elétricos da marca, alcancem a Europa pagando menos impostos locais.

Na China, já existem fábricas com modelo de produção de carros com baixa emissão ou carbono neutro, mas toda a cadeia precisa ser neutra para atingir uma conta aceitável em certas regiões do globo.

Mais limpo, o BYD Explorer Nº1 agora faz parte da “nova frota do tesouro” da China que, diferente do século XV, não pretende se isolar novamente tão cedo.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X