BYD tentará convencer Senado a isentar carros elétricos do imposto do pecado

byd song pro impressoes (4)
byd song pro impressoes (4)

Os carros elétricos foram incluídos no “imposto do pecado” e agora quem tem interesse vai atrás de reverter a situação antes que vire lei e a tributação aumente. Nesse caso, na BYD , a tarefa recaiu sobre Alexandre Baldy, vice-presidente da marca chinesa no país.

Ao site UOL , Baldy revelou que fará um “corpo a corpo” com os senadores, de modo a reverter a inclusão dos carros elétricos no imposto seletivo, incluído na reforma tributária, ainda em tramitação no congresso.

Já tendo atuado como Deputado Federal, bem como Ministro de Estado das Cidades e também como Secretário dos Transportes Metropolitanos, no Estado de São Paulo, conforme seu perfil na Câmara, Baldy quer esclarecer a situação dos carros elétricos no país.

Baldy disse: “Nós vamos dialogar, temos que fazer realmente um trabalho árduo de diálogo, de corpo a corpo. É importante corpo a corpo. Nada mais forte e evidente do que o corpo a corpo, você visitar gabinete por gabinete para que você possa elucidar, esclarecer”.

O chamado imposto do pecado é a inclusão de um imposto adicional sobre os novos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que substituirão ICMS e ISS no primeiro e PIS, Cofins e IPI, no segundo.

Este imposto extra terá como base de cálculo potência, eficiência energética, reciclabilidade de materiais, emissão de poluentes, processo de fabricação e categoria.

Baldy comentou que já encontrou informalmente alguns senadores que o questionaram sobre se as baterias dos carros elétricos poderiam explodir ou se eles pegam fogo.

O executivo afirmou: “No passado, a tecnologia era outra. Essa tecnologia, em dez anos, mudou demais, em dois anos, ela já mudou muito”.

A inclusão dos carros elétricos se deu pelo temor da indústria automotiva de que a nova tecnologia supere em demanda a tradicional, devido ao acelerado crescimento nas vendas. Vai conseguir?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X