Um estudo para a Comissão Europeia apontou que a BYD recebeu do governo chinês, uma ajuda de € 3,4 bilhões, ou cerca de R$ 18,5 bilhões na forma de subsídios governamentais, que facilitariam a vida da marca no mercado europeu.
O estudo, feito pelo Instituto Kiel para a Economia Mundial da Alemanha, diz que a BYD recebeu € 220 milhões em 2020, mas em 2022, os subsídios já acumulavam € 2,1 bilhões, segundo divulgado no site Auto News Europe.
A Comissão Europeia acusa a BYD de dar descontos para compradores em seus carros novos, assim como ajudar fabricantes locais de baterias. O relatório fala que os incentivos “permitiram que as empresas chinesas crescessem rapidamente, dominassem o mercado chinês e facilitassem a expansão crescente nos mercados da UE”.
O documento reforçaria a suspeita da União Europeia de que a China esteja alimentando seus fabricantes para ganharem mercado rapidamente fora do país, ainda que dentro, a ação também seja realizada.
Com carros baratos e modernos, a China encontrou nos elétricos a forma de entrar no mercado europeu com força. O governo de Pequim rebate as acusações, dizendo que seus carros elétricos são mais sofisticados e que suas marcas crescem mais rapidamente.
Na Europa, entre os membros da união, a França é a mais contundente em afirmar que a entrada de carros chineses no continente é uma séria ameaça aos fabricantes locais e já propôs medidas locais para reduzir as vantagens apresentadas por eles.
A França, que já está influenciando outros membros do bloco, propôs uma lei que beneficia com incentivos fiscais somente os carros elétricos com a menor emissão de CO² da cadeia, o que chamamos aqui de “do poço à roda”.
Como a China tem ainda 85% de sua matriz energética composta por carvão, os europeus se baseiam nisso para limitar o ingresso no continente. No entanto, fabricantes como a BYD apoiam suas novas fábricas em energia limpa e até os navios são abastecidos com GLP para reduzir a pegada de carbono.
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