BYD: trabalhadores temem que planta da montadora na Bahia vire um centro de distribuição para peças e carros feitos na China

byd fabrica terreno 1
byd fabrica terreno 1

O sindicato dos trabalhadores de Camaçari está com um pé atrás em relação à BYD, montadora chinesa que decidiu se estabelecer na região para produzir automóveis eletrificados, caminhões e componentes.

Julio Bonfim, presidente da entidade, por meio de nota, expressou receios a respeito da instalação que a BYD está administrando na cidade, sendo esta planta herdada da Ford e cuja produção prometida é de 150.000 carros por ano.

O temor do sindicato é que a dita fábrica da BYD vire um centro de distribuição de peças e veículos importados da China, não cumprindo assim com a promessa de ser uma fábrica de veículos.

A nota, revelada pelo site Automotive Business , diz: “O que está em jogo é saber se Camaçari será, de fato, um polo industrial de produção de veículos, ou se correremos o risco de nos tornarmos apenas um centro logístico de distribuição de peças e veículos semi-montados vindos da China”.

Bonfim revelou que existem indícios para corroborar que a BYD esteja mesmo é com intenção de continuar importando em massa, com aumento da frota como o Explorer Número 1, ampliação da fábrica de Zhengzhou na China e um alto nível de automação na Bahia.

Também aponta que um armazém grande será instalado na planta, porém, um pedido de redução fiscal para montagem local de kits em CKD e SKD, feito pela BYD junto ao governo federal, assusta mais a entidade do que qualquer um dos pontos já mencionados.

Em resposta, a BYD disse: “A operação terá início com a montagem dos veículos, enquanto a planta avança para a produção completa, com nacionalização progressiva dos modelos mais vendidos no Brasil. A estimativa é que sejam criados 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do projeto, consolidando a planta baiana como o maior polo industrial da BYD fora da China”.

A entidade encerra a nota dizendo: “O sindicato dos metalúrgicos continuará atuando com firmeza, cobrando transparência da empresa. Não aceitaremos que o futuro da nossa cidade seja comprometido por estratégias comerciais de importação disfarçadas de industrialização”.

 

 

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X