
Antes, no mercado americano, o fim de um carro era justificado basicamente pela queda nas vendas ou mudança de geração de derivados, mas atualmente, quando dispensa de portfólio, já reforça o Defcon 4 em que estão os EUA comercialmente.
Como já se sabe, com a tarifa de 25%, todas as marcas de carros que vendem nos EUA estão sujeitas a algum tipo de impacto e a Cadillac é uma delas.
No entanto, o fim planejado do SUV de luxo XT6 se confirma, com o produto deixando o mercado americano após a linha 2025, segundo a rede CNBC.
O modelo de seis lugares já estava programado para sair de cena antes de tudo, com enfatizou a marca, visto que os planos de eletrificação da Cadillac incluem um substituto elétrico para o XT6.
O Cadillac Vistiq é seu sucessor, baseado no Cadillac Escalade elétrico, porém, menor. Tais planos da Cadillac surgiram numa época em que o carro elétrico era apreciado como futuro nos EUA, mas hoje não.
Ainda assim, não há como a Cadillac dar marcha à ré quando tudo já foi pago. Então, seu destino é mesmo colocar mais carros elétricos, como o Lyriq, seu primeiro modelo a bateria.
Todavia, o XT5 será mantido em produção por mais tempo que o planejado devido à “forte demanda do cliente”, que pode até se justificar agora após o processo já iniciado de redução ou eliminação de concorrentes importados.
No ano passado, o XT5 vendeu bem por méritos próprios, sendo o terceiro mais emplacado da marca, atrás de Escalade e Lyriq, porém, é importante ter em mente o impacto da tributação maior sobre suas peças e componentes.
Mesmo sendo feito em Illinois, partes de seu conteúdo são fabricados no México, por exemplo. Seja como for, o XT5 será um lembrete dos tempos em que a Cadillac mergulhou de cabeças nos SUV e agora tem de fazer o mesmo com os elétricos.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!