
Um grupo de 11 estados americanos, liderados pela Califórnia, decidiu entrar em choque com o governo americano devido à política de carros a combustão imposta anteriormente pelo estado do urso.
A coalização de estados entrou com uma ação na quinta-feira contestando a revogação, pelo Congresso dos EUA, das regras estaduais de 2035 para veículos elétricos e dos requisitos para caminhões pesados, segundo noticiou a Reuters.
O presidente Donald Trump assinou na quinta três resoluções aprovadas pelos congressistas proibindo a política de vendas de veículos elétricos e as regras de motores a diesel da Califórnia.
Isso inclui ainda o plano histórico californiano de acabar com a venda de veículos movidos somente a gasolina até 2035.
Como se sabe, a Califórnia — por meio de sua agência ambiental CARB — impõe as regras mais rígidas para emissões de poluentes veiculares nos EUA e outros 10 estados seguem as mesmas regras impostas por Sacramento.
A aprovação no congresso, de maioria republicana, contra o estado de governo democrata, é mais uma rusga entre as duas vertentes políticas americanas.
Washington, na figura de Trump, contesta o posicionamento da Califórnia, estado americano mais rico e com maior mercado automotivo dentro dos states, por influenciar a política nacional de emissões devido não só ao seu tamanho, mas por levar consigo 10 estados.
Na visão de Trump, a Califórnia literalmente manda no mercado americano, impondo sua posição mais rígida em relação às emissões.
As montadoras de Detroit, que não podem perder os estados que estão unidos com a Califórnia, além da própria, seguem exatamente essas regras, porém, as contestam junto ao governo federal.
A ação do governo americano é considerada inédita, já que é assegurado aos estados um alto grau de autonomia política por meio da constituição dos EUA.
É exatamente aí que a Califórnia se sente “atacada” por Washington e promete revidar na Suprema Corte dos EUA ao lado de mais 10 estados que a seguem.
Entre os estados aliados da Califórnia estão Colorado, Nova Iorque, Nova Jersey, Washington e Massachusetts. O processo foi aberto no Tribunal Distrital dos EUA no norte do estado do oeste.
Diante da agora batalha judicial entre a União e o grupo de estados da Califórnia, as montadoras terão de ficar com um pé atrás, pois uma vitória do grupo seria uma derrota grande para Detroit.
Por conta disso, mesmo com reduções em investimentos, as montadoras continuam (bem ou mal) suas políticas de carros elétricos.
Isso porque os states da Califórnia podem recorrer a incentivos locais para cortar os preços dos elétricos e encarecer o uso de gasolina e diesel. Isso não é ilegal e, mesmo aqui no Brasil, os estados podem fazer isso.

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