Se alguém tinha dúvidas sobre o pensamento de Elon Musk sobre incentivos para carros elétricos após seu apoio à campanha de Donald Trump, agora não tem mais…
O gabinete de Gavin Newsom, governador da Califórnia, afirmou que a Tesla pode ser excluída de novo programa de incentivos fiscais para carros elétricos que o estado americano estaria planejando, caso Trump corte o bônus federal.
Como se sabe, a Tesla mudou sua sede da Califórnia para o Texas, porém manteve a fábrica de Fremont, onde são produzidos os Model S, Model X e também os menores Model 3 e Y.
Segundo a Reuters, provavelmente os carros da Tesla não se qualificariam para os novos créditos fiscais estaduais da Califórnia, conforme uma proposta em andamento.
No entanto, isso só ocorrerá se o presidente eleito Donald Trump eliminar o crédito fiscal federal para compras de veículos elétricos, segundo o gabinete do governador Gavin Newsom.
Outro motivo, além da transferência da sede, pode ser o apoio de Musk a Trump, que já anunciou que não sustentará os créditos da chamada Lei de Combate à Inflação do atual governo, embora não tenha dado mais detalhes de como o fará.
O crédito federal é de US$ 7.500 e a Califórnia supostamente estaria preparando algo de valor equivalente para fazer alguma diferença com o fim do bônus de Washington.
Com a declaração californiana, as ações da Tesla caíram 4% nesta segunda-feira. Após o fechamento da bolsa, as ações caíram ais 1,2% em negociações fora da casa.
Elon Musk reagiu no X, dizendo: “Mesmo que a Tesla seja a única empresa que fabrica seus EVs [carros elétricos] na Califórnia! Isso é loucura.” Ainda assim, Musk disse que apoia o fim dos subsídios para veículos elétricos, petróleo e gás.
Em 2023, o Programa de Reembolso para Veículos Limpos da Califórnia consumiu US$ 1,49 bilhão com redução do preço de compra de 594 mil carros.
Na declaração, o gabinete de Newsom disse: “A proposta do governador para descontos de ZEV, e qualquer potencial capitalização de mercado, está sujeita à negociação com o legislativo. Qualquer potencial capitalização de mercado teria como objetivo promover a competição de mercado, inovação e dar suporte a novos entrantes no mercado”.
Com 22% das vendas somente de carros elétricos, a Califórnia é um mercado bom para esse tipo de veículo que, até setembro, teve 294.000 emplacamentos no estado.
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