Chevrolet Conversíveis Cupês Esportivos Linha 2018/2019

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

O Chevrolet Camaro 2018/2019 é oferecido no mercado brasileiro e já está em sua segunda geração por aqui, embora a mesma seja a sexta nos EUA.

O muscle car nasceu como mais um pony car dos anos 60 no mercado americano, mas evoluiu para um porte dinossáurico na década seguinte, recebendo motores gigantescos e força cavalar animalesca, como era pedido pelo mercado da época.

Agora, com 461 cavalos, o bólido da General Motors tem preços a partir de R$ 315.000 no Brasil.

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Mas, como surgiu o icônico Camaro?

Em meados dos anos 60, o Mustang estava fazendo enorme sucesso e dando muita audiência para a Ford. A GM também queria ter parte dessa glória e por isso iniciou o projeto Panther, que seria o rival do cavalinho de Dearborn.

A chamada à imprensa foi feita de forma inusitada, com telegrama convidando para reservar o dia 28 de junho de 1966 e outro em seguida, dizendo que eles eram convidados a “eliminar as panteras do mundo automotivo”, que era o significado da sigla SEPAW, sociedade que havia entrado em contato com os jornalistas.

Na verdade era a GM e na reunião, pela primeira vez um teleconferência para 14 cidades americanas via telefone, a Chevrolet revelou todos os presentes eram membros fundadores daquela sociedade e que era a primeira e última reunião do grupo.

Então, como General Motors, a empresa revela um carro de nome estranho: Camaro. O significado do nome para a montadora era camarada, como um carro deveria ser para seu dono. No mês ano, o bólido já estava na rede Chevrolet.

Essa primeira geração do Camaro é interessante porque não foi feita apenas nos EUA.

Bélgica, Filipinas, Peru, Suíça e Venezuela também montaram o pony car. Como era comum na época, o Chevrolet veio com carrocerias cupê e conversível, além de uma enorme gama de motores, mais do que os níveis de acabamento. Então, tinha de seis em linha 3.8 até V8 7.0 para a versão de arrancada, a COPO. A versão SS teve blocos 5.7 e 6.5.

A primeira geração do Chevrolet Camaro durou apenas três anos, mas a segunda ficou 11 anos no mercado americano. Com linhas mais elegantes, essa geração do muscle car é muito conhecida e chama atenção pela grade proeminente, capô bem longo e inexistência de janelas traseiras.

Ganhou um motor V6 3.8 e um V8 6.6. A GM chegou a considerar dois tipos de V8 7.4, mas desistiu, afinal, a Crise do Petróleo estava em seu auge e motores grandes não combinavam com a situação da época. Ele foi ganhando spoilers e defletores de ar até assumir um perfil realmente aerodinâmico em 1982.

Na terceira geração, que durou 10 anos, o Chevrolet Camaro surfou num estilo que era mais atraente que o Mustang da época, sendo muito parecido com o Pontiac TransAm (preto) da série de TV Knight Rider (A Super Máquina, no Brasil).

Com faróis quase ocultos pela carroceria, o bólido era muito bonito e chegou a ser usado até como viatura de polícia na Califórnia. Seu estilo era tão jovem, fluído e leve, que ele parecia menor do que o anterior, mas em realidade era até maior. Por causa da Crise do Petróleo, seus motores foram reduzidos para quatro cilindros 2.5, V6 2.8 e 3.1, além de V8 5.0 e 5.7, algo que seria comum ainda hoje.

Enquanto o Mustang mergulhada do quadrado para o extremamente boleado, que não agradou ninguém nos anos 90, a New Age da GM foi menos emotiva e mais focada na performance. Por isso a quarta geração do Camaro tem uma fluidez visual que encanta, exceto o facelift de 1999.

Mantendo os faróis duplos em molduras pretas, a carroceria era bem aerodinâmica e inspirava velocidade. Ainda maior, o modelo teve V6 3.4 e 3.8, bem como três tipos de V8 5.7. Foi o maior de todas as gerações do Chevrolet.

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Brasil

Mas então, o Camaro mergulhou no limbo. Após 2002 não houve sucessão e o clássico da Chevrolet ficou quase oito anos longe do consumidor. Para voltar, a GM simplesmente “transformou” seu produto, começando seu retorno pelas telas de cinema com o filme Transformers e o personagem Bumblebee.

Só que a montadora tinha planos bem maiores para seu carro e eles iam além dos EUA. Com visual muscular, cor amarela chamativa e um olhar agressivo, que nunca existiu no modelo, o Camaro voltou com disposição.


Equipado com motor V6 3.6 (dois tipos) e V8 6.2 (três diferentes foram usados), o Chevrolet Camaro da quinta geração ainda trouxe um V8 7.0 para a versão Z/28. Com o filme, a novidade ganhou o mundo e se tornou celebridade e diversas partes do mundo.

Em alguns lugares surgiu até robôs de verdade, que se transformavam no Camaro real. Na China, a onda do Bumblebee levou a imagem do modelo para diversos carros tunados.

No Brasil não foi diferente e até música sertaneja entrou na onda, mas do Camaro em si e não do filme. Para as crianças (meninos e meninas), ele era o Bumblebee. Então, eis que a GM decide “acabar” com a importação independente do modelo com o lançamento oficial no país, em 2010.


O bólido chegou com preço sugerido de R$ 185 mil, bem menos que a média de R$ 230 mil das importadoras. A corrida para a rede Chevrolet foi imediata e muita gente não conseguiu comprar o carro de imediato. O sucesso estava feito!

Apesar disso, a popularização do Camaro não era bem vista pelo fabricante, que reforçou o portfólio com a versão conversível. Equipado com motor V8 6.2 de 406 cavalos, o Chevrolet musculoso rapidamente subiu de preço, mas ainda assim não era considerado um esportivo caro como os alemães.

Foi a primeira vez que uma marca americana trazia um pony car oficialmente ao Brasil, visto que nos anos 70, a Chrysler vendeu os Dodge com motor V8 5.2 (318) e a Ford tinha o Maverick V8 5.0, mas eram de categorias diferentes.

Geração atual

A sexta geração surgiu em 2015 e mudou o Camaro da água para o vinho. Com perfil mais agressivo ainda e aerodinâmico, o Chevrolet muscle car adicionou mais cavalos, pulando para 461 cavalos e um câmbio de oito marchas.

Mas, a principal mudança realmente foi em condução, sofisticação e acabamento, que passaram a ser mais primorosos e oferecendo diversas opções de personalização de desempenho, antes não vislumbradas.

Nos EUA, o Chevrolet Camaro ganhou pela primeira vez um motor 2.0, mas turbinado. A gama foi muito simplificada com um V6 3.6 apenas e duas versões do V8 6.2, sendo uma delas com Supercharger para o ZL1.

Em recente facelift, o bólido ficou ainda mais esportivo e moderno, mas o mais importante foi a adição do câmbio automático de 10 marchas, o mesmo do Mustang, igualando-se com o eterno rival da Ford.

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Camaro 2018/2019 – Detalhes

O Chevrolet Camaro 2018/2019 é um cupê ou conversível com linhas bem musculosas e expressivas, especialmente na parte frontal, onde os faróis de LED de projetor único ficam escondidos em um espaço com LEDs diurnos e repetidores de direção.

Deve-se lembrar que o modelo ainda em vendas no Brasil é a versão anterior da sexta geração, pois nos EUA e visual mudou tanto que é como se fosse uma nova geração.

A grade é afilada e proeminente, enquanto o para-choque é volumoso e tem entradas de ar laterais triangulares, enquanto a parte central possui aberturas maiores na parte inferior. A série especial Fifth com 50 unidades para comemorar os 50 anos do modelo, apresentando spoilers mais pronunciados, rodas de liga leve exclusivas, assim como acabamento personalizado e logotipos especiais.

Com perfil mais fluído, o Chevrolet Camaro 2018/2019 conta ainda com ancas traseiras elevadas, lanternas em LED com lentes em baixo relevo, aerofólio e duas bocas de escape cromadas. As rodas são aro 20 polegadas.

Na versão conversível, o Chevrolet Camaro 2018/2019 manteve as rodas de liga leve de cinco raios da geração anterior, mas com acabamento em preto brilhante, diferente das novas rodas de raios duplos e detalhes diamantados da versão cupê. Por dentro, o ambiente sofreu uma enorme repaginada, ganhando um padrão mais premium e menos convencional, como era o anterior.

Com formato mais chamativo, o painel agora é análogo-digital com mostradores circulares de ponteiros, mas com um grande display para as diversas funcionalidades, incluindo os modos de condução Tour, Sport, Track e Snow/Ice. Ele vem ainda com marcador de voltas, cronômetro para aceleração de 0 a 100 km/h, indicador de força G, entre outros recursos.

Antes desatualizada, a multimídia MyLink 2 agora vem com Google Android Auto e Apple Car Play, ambos com Waze e Maps, além de câmera de ré e navegador GPS. No entanto, o sistema de concierge OnStar não está disponível no Chevrolet Camaro 2018/2019, nem mesmo como opcional. Mas, há opção para personalizar a iluminação em LED do interior (no antigo nem existia isso) com diversas cores.

Já o console da transmissão é bem mais vistoso, tendo ainda comando para os 4 modos de condução, freio de estacionamento eletrônico (também não tinha na quinta geração), entre outros.

O volante não tem um aspecto tão atraente, mas é bem recheado de funcionalidades, especialmente aquecimento. A direção tem fundo chato e acabamento em couro. Sobre o painel, um HUD colorido é outra atração do Chevrolet Camaro 2018/2019.

No conforto, o esportivo vem com bancos em couro e bem envolventes, mas o espaço interno é menor por causa do entre-eixos encurtado. Por isso, o espaço atrás é quase inexistente.

Um esquema interessante é o de abertura dos vidros traseiros, que é feito pelas mesmas teclas dos dianteiros. O banco do motorista tem ajustes elétricos com 3 memórias. Os assentos dianteiros são ventilados e possuem aquecimento. O sistema de som é da Bose, bem superior ao da geração antiga. Já o porta-malas é pequeno, tendo apenas 208 litros segundo o método de medição da GM.

Equipado com transmissão automática de oito marchas, o Chevrolet Camaro 2018/2019 tem motor V8 6.2 SIDI com 461 cavalos a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm. Com tudo isso, mais tração traseira, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

Espera-se a chegada do modelo atualizado nos EUA, que deve trazer o novo câmbio automático de 10 marchas e talvez mais modos de condução.

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Camaro 2018/2019 – Novidades

Por aqui, o Chevrolet Camaro 2018/2019 apenas subiu de preço diante da chegada do Ford Mustang 2018. Mas, nos EUA, a General Motors mexeu tanto no muscle car que ele parece ser de uma sétima geração. A frente da linha 2019 ficou mais nervosa, ganhando faróis full LED menores e achatado, além de novas luzes diurnas com diodos emissores de luz avançando sobre a grade, que incrivelmente aumentou de tamanho para criar um visual em “X” na versão SS, cuja grelha é estilizada e em preto brilhante.

Nas laterais, revestimentos na cor da carroceria invadem a grade e reforçam o aspecto agressivo do Chevrolet Camaro 2019. Este também vem com uma nova barra central em preto fosco. LEDs com função neblina foram adicionados aos prolongamentos das laterais, que ocultam grandes entradas de ar.

Esse visual é o da versão SS, que ainda tem novas rodas de liga leve aro 20 polegadas em preto fosco e para-choque traseiro com quatro bocas cromadas de escape. Mas não para por aí, as lanternas em LED são ovalizadas e possuem efeito 3D. Surpreendentemente, apesar de serem bem diferentes, elas não exigiram mudanças na tampa do porta-malas.

O Chevrolet Camaro 2019 também ganhou um novo capô, que possui saídas de ar modificadas. A GM fez poucas mudanças no interior, mas este ganhou multimídia MyLink 3 com sistemas de Google, Apple e OnStar, câmera de ré mais ampla, alerta de colisão frontal e gravador de dados de performance atualizado.

Os bancos agora são da Recaro. Na parte mecânica, o esportivo mantém o motor 2.0 Ecotec Turbo de 280 cavalos e 40,6 kgfm, que em versão de 262 cavalos, é usado por aqui no Chevrolet Equinox.

Além dele, o Chevrolet Camaro 2019 mantém os V8 6.2 de 461 cavalos no SS e 650 cavalos no ZL1!

Outra mudança foi a introdução de barras estabilizadoras maiores, buchas mais rígidas, juntas transversais mais volumosas na traseira e amortecedores recalibrados, tudo para entregar uma performance melhor que o anterior e algo bem distante da quinta geração, que praticamente era um “carro grande com motor V8”. Um novo modo de pista foi adicionado, assim como freios Brembo repotencializados.

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Camaro 2018/2019 – Versões

  • Chevrolet Camaro SS Coupe 2018/2019
  • Chevrolet Camaro SS Conversível 2018/2019

Camaro 2018/2019 – Equipamentos

De série com ar-condicionado dual zone, direção elétrica adaptativa, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, diferencial com deslizamento limitado, freios a disco nas quatro rodas, rodas de liga leve aro 20 polegadas, pneus 245/40 ZR20 na frente e 275/35 ZR20 na traseira, freios Brembo, faróis de LED, lanternas em LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina em LED, duas saída de escape cromadas, bancos em couro com climatização e aquecimento na frente, assento do motorista com três memórias, multimídia MyLink 2 com Android Auto e Car Play, câmera de ré, HUD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, navegador GPS, iluminação interna personalizável, volante multifuncional com aquecimento e controle de cruzeiro, cluster com display multitarefas, teto solar elétrico, partida remota, entrada e partida sem chave, luzes de leitura em LED, freio de estacionamento eletrônico, quatro modos de condução, sistema de som Bose, paddle shifts, entre outros.

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Camaro 2018/2019 – Preços

  • Chevrolet Camaro SS Coupe – R$ 315.000
  • Chevrolet Camaro SS Conversível – R$ 350.000

Camaro 2018/2019 – Motor

O motor do Chevrolet Camaro 2018/2019 é o famoso LT1, o mesmo que é usado no Corvette. Com 6.2 litros, o V8 é todo feito em alumínio, mas ainda ostenta os longevos comandos de válvulas no bloco (OHV), tendo assim apenas 2 válvulas por cilindro, totalizando 16.

Mesmo assim, possui injeção direta de combustível e sistema de desligamento de cilindros, atuando como um V4 num regime de condução econômica, no modo Tour. A mudança é indicada no painel.

Com tudo isso, entrega 461 cavalos a 6.000 rpm e 62,9 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é automático de oito marchas e ainda tem o modo Sport.

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Camaro 2018/2019 – Desempenho

  • Chevrolet Camaro SS Coupe 2018/2019 – 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com máxima de 290 km/h
  • Chevrolet Camaro SS Conversível 2018/2019 – 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com máxima de 290 km/h

Com quatro modos de condução, o Chevrolet Camaro 2018/2019 agora tem uma dirigibilidade muito superior ao modelo anterior, ficando mais firme e na mão, com direção direta e reações mais nervosas. Assim como vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, freia de 0 a 100 km/h em 313 metros.

Camaro 2018/2019 – Consumo

  • Chevrolet Camaro SS Coupe 2018/2019 – 5,6 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada
  • Chevrolet Camaro SS Conversível 2018/2019 – 5,6 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho

Camaro 2018/2019 – Manutenção e Revisão

O Camaro 2018/2019 não tem valores de revisão divulgados, mas as duas primeiras revisões são gratuitas e a garantia é de dois anos.

Camaro 2018/2019 – Ficha Técnica

Motor

V8 6.2

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Gasolina

Número de cilindros

8 em V

Cilindrada em cm3

6162

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 461 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 62,9 kgfm @ 4400 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 8 marchas

Tração

Tipo

Traseira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Discos ventilados

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Braços triangulares, barra estabilizadora

Traseira

Multilink, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Liga leve 20 polegadas

Pneus

245/40 ZR20 na frente e 275/35 ZR20 atrás

Dimensões

Comprimento total (mm)

4784

Largura sem retrovisores (mm)

1894

Altura (mm)

1340

Distância entre os eixos (mm)

2812

Capacidades

Porta-malas (litros)

208

Tanque (litros)

72

Carga útil (kg)

333 (cupê), 317 (conversível)

Peso em ordem de marcha (kg)

1709 (cupê), 1798 (conversível)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,39 (cupê), 0,384 (conversível)

Chevrolet Camaro 2018/2019 – Fotos

Camaro 2018/2019: fotos, detalhes, motor, preço, desempenho
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email