O câmbio Dualogic é um sistema de automatização da transmissão manual usada pela Fiat em parte de seus modelos há alguns anos e hoje é chamado de GSR-Comfort.
Mas, entra a primeira versão e a atual, existiu o Dualogic Plus. Como se sabe, uma das reclamações sobre esse tipo de dispositivo, não apenas na Fiat, é o processo de troca de marchas.
Acontece que, como se trata de uma caixa de mudanças originalmente normal, a embreagem precisa ser acionada e é aí que o desligamento do motor provoca aquela sensação ruim (que para muitos é quase eterna…) durante as trocas.
Então, no caso do Dualogic Plus, o problema foi atenuado com a atualização do dispositivo.
Aliás, essa versão mais recente do automatizado da Fiat também trouxe outro recurso interessante, o chamado creeping, que permitia ao câmbio estar sempre levemente acelerado quando engatado, assim como numa transmissão automática comum com conversor de torque, dupla embreagem ou CVT.
A vantagem disso é que o carro pode, por exemplo, ficar parado em aclives suaves sem a necessidade e acelerar, assim como em manobras à ré, onde a aceleração contínua permite ao condutor usar o freio para controlar o movimento do carro, algo difícil num automatizado comum, onde é preciso fazer um punta-tacco ou usar os dois pés.
Mas, para resolver essa questão, o canal Car Flight Games fez dois vídeos sobre como transformar por conta própria um câmbio Dualogic em Dualogic Plus.
A dica principal é a atualização de central eletrônica do câmbio automatizado, que no caso do Fiat Punto, usado como exemplo, fica no assoalho do lado do passageiro. Depois fez a troca por um mais recente, mas também não deu certo por causa do sensor de velocidade.
O CFG fez a alteração de programação, mas algo deu errado.
Então, partiu para outro recurso, trocar a central eletrônica por outra, de um Palio de ano/modelo mais recente, que havia sido batido. Então, ele fez a troca, testou o carro e deu certo.
A conclusão é que a central mais recente precisa ter o sensor de velocidade embutido, como no caso dos Palio, Siena e Grand Siena.
O do Punto mais recente é externo. Ele pagou R$ 220 em compra da central na internet. Confira abaixo os vídeos feito pelo CFG:
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!