Câmera de ponto cego de EV da Kia falha com algumas gotas de chuva e expõe limitação grave de tecnologia moderna

kia camera ponto cego chuva
kia camera ponto cego chuva

A tecnologia automotiva tem avançado a passos largos para facilitar a vida do motorista, mas nem tudo são flores quando o assunto é dependência de sistemas eletrônicos.

Um exemplo disso vem chamando atenção nas redes sociais: o sofisticado sistema de câmera de ponto cego usado em modelos da Kia, Hyundai e Genesis simplesmente perde a utilidade em um cenário comum — chuva forte.

No caso do Kia EV6, o problema foi escancarado por um dono do modelo que compartilhou um vídeo no Reddit.

Ao dirigir embaixo de chuva, ele ativou a seta esperando ver a tradicional imagem nítida da lateral do carro no painel de instrumentos.

Veja também

Mas, em vez disso, o que apareceu foi uma imagem completamente distorcida, ofuscada por gotas d’água cobrindo a lente da câmera embutida no espelho lateral.

So glad I got the tech package for this useful feature in my wind!
byu/Alternative_Way9945 inKiaEV6

O sistema, chamado Blind Spot View Monitor, é elogiado por sua praticidade. Ele projeta no painel a visão da câmera sempre que a seta é acionada, ajudando a eliminar pontos cegos sem que o motorista precise virar a cabeça.

Porém, na chuva, o recurso se torna quase inútil — o que, ironicamente, pode criar uma falsa sensação de segurança.

A boa notícia é que existem soluções simples.

Usuários do Reddit sugeriram o uso de produtos hidrofóbicos, como o famoso Rain-X ou o japonês Glaco Mirror Coat Zero, especialmente desenvolvido para espelhos e câmeras externas.

Ao aplicar uma dessas soluções na lente da câmera, a água passa a escorrer com mais facilidade, melhorando a visibilidade mesmo em dias chuvosos.

Embora pareça um detalhe, o problema levanta uma questão importante: até que ponto podemos confiar cegamente em tecnologias de assistência ao motorista?

Mesmo sistemas avançados como esse da Hyundai Motor Group ainda estão sujeitos a limitações físicas e ambientais.

Enquanto marcas como Tesla optam por exibir a visão lateral na central multimídia (algo que muitos consideram menos intuitivo), a Kia e suas irmãs coreanas apostaram em uma integração mais direta ao painel — uma escolha bem avaliada, mas que, na prática, ainda depende de condições ideais para funcionar plenamente.

No fim das contas, a tecnologia ajuda, mas o bom e velho olhar no espelho retrovisor ainda é insubstituível.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.