Muito se fala sobre o Tesla Semi, o famoso caminhão elétrico de Elon Musk, mas como você sabe, outros fabricantes também apostam no cavalo mecânico 100% abastecido por energia e a Volvo acaba de lançar o seu modelo.
O Volvo FH Electric foi apresentado na Suécia como opção elétrica de seu portfólio, sendo esse modelo o extrapesado mais vendido do mercado brasileiro, mas abastecido com óleo diesel.
Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, comenta: “Nosso novo carro-chefe elétrico será um ótimo complemento para nossa ampla gama de caminhões elétricos e permitirá o transporte com emissão zero de gases de escape também para distâncias maiores.
Alm completa: “Será uma ótima solução para empresas de transporte com alta quilometragem anual em seus caminhões e com um forte compromisso de reduzir o CO2”.
Não se trata da primeira ação ecológica da Volvo para seus caminhões e ônibus, com o FH já tendo sido provado com hidrogênio verde, biogás ou HVO, que é um tipo de óleo vegetal hidrogenado.
Com autonomia superior ao do Mercedes-Benz e-Actros, que roda 501 km, mas ainda bem atrás dos 800 km do Tesla Semi. Isso permite rodar de São Paulo ao Rio de Janeiro e ainda ter uma folga na carga, útil se o trajeto for o inverso, devido à Serra das Araras.
O banco de baterias do FH Electric tem capacidade para 540 kWh, sendo limitada a potência de carregamento em 250 kW. Com 664 cavalos, o caminhão elétrico da Volvo tem capacidade para tracionar grandes cargas, como um bitrem de soja.
Segundo o fabricante, a recarga rápida em 250 kW garante 300 km extras em um tempo não divulgado, mas com duas ou três paradas para descanso do motorista.
Isso já seria possível ir do Mato Grosso e chegar ao Porto de Santos com o granel a bordo. Vem? Ainda não se sabe quando chegará, mas sua vinda é dada como certa pela imprensa.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!