Caminhoneiro americano roda mais de 6 milhões de km com seu caminhão e humilha muita marca atual e seus caminhões

`kenworth t600 (3)
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Manter um veículo por três décadas já é algo raro. Agora, alcançar mais de 6,6 milhões de quilômetros com o mesmo caminhão e o motor original, aí já é coisa de lenda.

Mas foi exatamente isso que o caminhoneiro Alan Kitzhaber fez com seu Kenworth T600 de 1995.

Kitzhaber não planejava seguir essa jornada quando comprou o caminhão. Era apenas uma maneira de “ver o país”, segundo ele mesmo, que entrou na profissão de forma casual.

`kenworth t600 (1)
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Mais de 30 anos depois, ele ainda está na estrada, com a mesma máquina que virou quase uma extensão de sua identidade.

O motor, um robusto Caterpillar 3406E de 550 cavalos, continua sendo o original. Já passou por três grandes revisões feitas pela própria Caterpillar, mas nunca foi substituído.

Para garantir a longevidade do conjunto, Kitzhaber investiu em modificações estratégicas que vão muito além da manutenção básica .

`kenworth t600 (2)
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Entre os upgrades mais relevantes está a troca da transmissão manual de 13 marchas por uma com duas sobremarchas, permitindo que o motor trabalhe com menos esforço em velocidades de cruzeiro.

Ele também alterou o eixo traseiro duplo para um eixo de tração simples, transformando o segundo em um eixo auxiliar (tag axle), o que reduziu 544 kg do peso total e diminuiu o esforço do trem de força.

Os invernos rigorosos de Wisconsin, onde o caminhão costuma rodar, exigiram ainda mais criatividade. Para evitar o congelamento do diesel, ele instalou um sistema de aquecimento de combustível Arctic Fox .

`kenworth t600 (4)
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Além disso, adicionou um sistema de filtragem Airdog que retira o ar do diesel, melhorando a eficiência da combustão.

E não para por aí: ele também equipou o caminhão com um sistema de monitoramento da pressão dos pneus, algo que muitos veículos modernos ainda não têm de série.

Segundo ele, esse sistema já o salvou de diversas falhas graves ao permitir parar e corrigir o problema antes que se tornasse algo catastrófico.

`kenworth t600 (5)
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A modificação mais visível é o enorme para-choque dianteiro, feito para suportar impactos de animais na estrada.

Até agora, o acessório já evitou danos em quatro colisões com cervos, poupando tempo, dinheiro e dores de cabeça com consertos e paradas.

`kenworth t600 (6)
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Kitzhaber não imaginava que seu “emprego temporário” se tornaria uma carreira de 33 anos e mais de 4 milhões de milhas.

Mas o laço entre ele e seu Kenworth parece inquebrável.

`kenworth t600 (7)
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Um caso que prova que, com cuidado, dedicação e inteligência mecânica, é possível desafiar o tempo — e talvez até dar uma lição para as montadoras que vendem a ideia de que durabilidade é coisa do passado.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.