Canal de TV dos Estados Unidos cai em pegadinha gerada por IA e transmite batida fake em autódromo

batida falsa em autodromo
batida falsa em autodromo

A obsessão da internet com vídeos gerados por inteligência artificial acaba de ultrapassar mais uma linha tênue entre o real e o falso — e dessa vez, enganou até uma das principais emissoras de TV dos Estados Unidos.

Na última quarta-feira, a NBC Chicago exibiu uma reportagem sobre um suposto acidente ocorrido durante uma corrida de carros em terra batida, em um local chamado Weaber Valley Speedway.

As imagens, compartilhadas inicialmente no Facebook e no Instagram da página, mostram um grupo de carros circulando a pista quando, de repente, as luzes do autódromo se apagam, provocando um engavetamento generalizado.

O problema? Nada disso aconteceu de verdade.

Veja também

O vídeo foi criado por Howard Weaver, que comanda a página Weaber Valley Speedway, conhecida por publicar conteúdo humorístico com estereótipos exagerados de “redneck” americano — e que, aliás, nem é um autódromo real.

Durante a reportagem, a emissora ainda chegou a comentar o motivo do apagão, dizendo que “a companhia de energia teria cortado a luz para pressionar os donos do autódromo a pagar a conta”, citando o texto da legenda do post, escrito em inglês mal formulado.

Como se não bastasse, a repórter afirmou que os donos teriam oferecido US$ 5 de compensação para cada carro envolvido no acidente, dando ainda mais “veracidade” a uma história completamente inventada.

Se a equipe da NBC tivesse analisado melhor a página de onde veio o conteúdo, teria notado outras publicações ainda mais absurdas — como um ônibus escolar saltando por rampas ou até um gambá fumando e dando “joinha” para a câmera.

Em entrevista por telefone, Howard Weaver contou que usou o gerador de vídeo Sora 2, da OpenAI, para criar o clipe.

Segundo ele, a ferramenta é atualmente a melhor para produzir vídeos hiper-realistas, mas exige prompts extremamente detalhados.

“Para um vídeo de 10 segundos, escrevo algo que parece um livro”, contou. “Não é só ‘faça um acidente com as luzes apagando’. Eu incluo detalhes como ‘filmado com iPhone 11 tremendo nas arquibancadas’, e por aí vai.”

Weaber Valley Speedway hoje é uma das maiores páginas de corrida em terra no Facebook, com mais de 340 mil seguidores, atrás apenas de nomes reais como Eldora Speedway.

Mesmo sendo abertamente satírica, muitos usuários continuam caindo nas publicações falsas — o que reforça a preocupação crescente com o avanço das ferramentas de IA na manipulação de vídeos.

“É engraçado, mas também meio assustador”, disse Weaver. “Acho que a IA vai acabar matando as redes sociais.”

Com a popularização de ferramentas como o Sora, a linha entre o humor digital e a desinformação acidental fica cada vez mais borrada.

E, como esse caso mostrou, nem grandes emissoras estão imunes ao poder de um vídeo bem feito — mesmo que seja completamente falso.

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.