
De casamento desfeito com a Hyundai após mais de 25 anos de matrimônio, a CAOA agora terá uma nova marca parceira, embora atue fortemente com a Caoa Chery no mercado nacional.
Segundo Paula Gama, colunista do UOL, a CAOA já fechou com uma nova marca chinesa e esta é a Avatr, que se lê “Avatar” e que pertence à montadora Changan, assim como à fabricante de baterias CATL e à gigante de tecnologia Huawei.
A ideia da CAOA com a Avatr é colocar a marca no segmento de luxo com uma rede própria em pontos estratégicos de consumidores de alto poder aquisitivo e a operação deve iniciar-se ainda em 2025.
Com carros estilosos que apostam em tecnologia e luxo, a Avatr tem uma importante gama de produtos e o primeiro deles a chegar ao país é o Avatr 11, que tem 578 cavalos na versão AWD ou 310 cavalos na FWD, bem como autonomia de 555 a 730 km.
Tendo em torno de 4,88 m de comprimento e 2,97 m de entre eixos, o Avatr 11 aposta na tecnologia EREV com um motor 1.5 turbo a gasolina como gerador para alimentar baterias de 90 a 116 kWh, sugerindo uma autonomia bem abaixo do esperado.
Seja como for, a Avatr tem produtos bem chamativos com interiores suntuosos, tendo como alvo marcas concorrentes chinesas, como Zeekr e Denza, mas também quer ser uma pedra no sapato de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo.
Para a CAOA, a Avatr é a chance de atuar no lucrativo mercado de luxo nacional e com potencial de produção nacional, caso venha a ser viável, segundo fonte da empresa, já que os carros serão importados.
No entanto, a fábrica da CAOA em Anápolis–GO perdeu as linhas dos modelos HR e Tucson da Hyundai, tendo assim espaço para uma nova marca como a Avatr.
Por aqui, alguns carros da Avatr já rodam em testes para futura homologação.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!