Chery Crossovers Linha 2019

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)
Caoa Chery Tiggo 7

O Caoa Chery Tiggo 7 é o modelo mais equipado da chinesa no Brasil, no momento. E, como sabemos, a Caoa Chery é uma das mais recentes marcas no mercado automotivo brasileiro.

Na realidade, a Chery já existe por aqui desde 2009, mas ela se “transformou” após o grupo brasileiro (que importa os carros da Hyundai e da Subaru) adquirir 50% da operação local da montadora chinesa por US$ 60 milhões. E um dos frutos desta nova marca é o Caoa Chery Tiggo 7.


Último lançamento da marca em nosso País (disponível desde fevereiro de 2019), o Tiggo 7 é também o automóvel maior, mais caro e mais equipado dentro da linha Caoa Chery por aqui.

Pelo menos por enquanto, tendo em vista que a empresa prepara o lançamento do SUV Caoa Chery Tiggo 8 de sete lugares para meados do segundo semestre de 2019.

Ao contrário do que o nome indica, este modelo não possui sete lugares. Na realidade, o número “7” foi usado para mostrar que ele é realmente superior aos outros dois SUVs que compõem a atual gama da Caoa Chery, o que inclui o Tiggo 2 e o Tiggo 5X.


O Caoa Chery Tiggo 7 tem como missão representar a marca no segmento de crossovers e SUVs médios. Então, ele quer atrair os mesmos consumidores interessados por modelos como Jeep Compass, Kia Sportage e até mesmo o Hyundai ix35, que inclusive é fabricado ao lado do chinês na planta da CAOA em Anápolis (GO).

Para seduzir os clientes mais exigentes, o Tiggo 7 abandona aquele estereótipo de “carro xing ling”.

Ao contrário do que acontecia com os primeiros automóveis chineses, como o primeiro Chery Tiggo importado, o novo SUV médio esbanja refinamento e é muito mais sólido e bem-acabado. Além disso, tem visual atrativo e um bom custo benefício.

Confira abaixo os principais detalhes do novo Caoa Chery:

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7 – detalhes

Não dá para negar que o novo Tiggo 7 tem um visual para lá de arrojado e interessante. As linhas e formas conversam entre si e deixam o conjunto mais harmonioso.

Ele segue praticamente a mesma linha de design do irmão menor Caoa Chery Tiggo 5X, mas com artefatos exclusivos para dar a sensação de ser um carro realmente mais caro.

Na parte dianteira da carroceria, o SUV médio é marcado pelos faróis em formato tipo bumerangue, com elementos internos cromados, projetores e luzes de condução diurna em LED na parte superior.

Eles são interligados por um filete cromado que percorre toda a extensão da grade e traz no centro o novo logotipo da marca.

A grade, por sua vez, tem detalhes internos pontiagudos e moldura em preto brilhante, formando junção com a outra pequena tomada de ar inferior. O para-choque tem desenho mais robusto e é inteiramente pintado na cor da carroceria, assim como as molduras das caixas de roda e as saias laterais.

Visto de lado, chama a atenção a linha de cintura bastante elevada, deixando as janelas um pouco mais limitadas. Há ainda um detalhe côncavo em toda a área das maçanetas das portas, que abriga ainda os repetidores de seta. Há também barras longitudinais de teto em alumínio e um friso inferior cromado.

Já a traseira conta com lanternas horizontais espichadas para as laterais e invadindo a tampa do porta-malas, com iluminação também em LED.

A tampa do bagageiro é bastante limpa. O suporte de placa fica logo abaixo, na parte central do para-choque, com direito também a duas saídas de escape (funcionais) nas extremidades.

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

As fotos dão a impressão de que o novo Caoa Chery é um modelo de porte menor, com medidas equivalentes à de carros como Honda HR-V e Hyundai Creta. Na verdade, ele tem porte semelhante ao do Jeep Compass, Hyundai ix35 e Kia Sportage.

Nas medidas, são 4,50 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,67 m de altura, com distância entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas do carro tem capacidade para 414 litros até a altura dos vidros e 1.100 litros com o encosto do banco traseiro rebatido, segundo dados divulgados pelo fabricante.

Para se ter uma ideia, o Caoa Chery Tiggo 7 2019 é mais longo, mais alto e tem a maior distância entre-eixos em comparação com o Compass, Sportage e ix35.

Ele perde em largura para o Compass (que tem 2 cm a mais). O porta-malas é equivalente ao do Compass com seus 410 litros, sendo que o maior da turma é o do Sportage, que possui capacidade para 503 litros.

Pulando para o interior, o utilitário-esportivo médio da marca chinesa segue agradando. O painel tem desenho interessante e moderno, destacando a central multimídia com tela de nove polegadas, que dispõe de conexões Android Auto e Apple CarPlay (além de câmera de ré, câmeras com visão panorâmica de 360º e controles de funções do carro), no console central, ladeada pelas saídas de ar verticais. Há também painel de instrumentos com tela central em LCD com 4,8 polegadas.

Ainda falando no console central, ele é elevado na parte inferior formando uma espécie de divisória na seção do motorista e do passageiro. Isso dá aquela sensação de “dual cockpit”.

Nele há a alavanca de câmbio em formato de “T”, o botão de partida, o botão do freio de estacionamento elétrico, o apoio de braço central, alguns porta-objetos e outros comandos.

No acabamento, o carro ostenta acabamento em couro nos bancos e em detalhes do painel e das portas. A versão topo de linha também traz assento do motorista com ajustes longitudinais elétricos de altura, de inclinação do encosto e do apoio lombar.

O volante do modelo é revestido em couro e possui comandos do piloto automático, limitador de velocidade, computador de bordo, sistema de entretenimento, Bluetooth e telefonia. Outro ponto que merece ser destacado é o ar-condicionado automático digital de duas zonas.

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Em sua variante topo de linha, o novo Tiggo 7 conta com um teto solar panorâmico com área de 0,92 m² que pode ser aberto. Ele oferece também uma cortina de acionamento elétrico que isola o compartimento do calor com um toque.

O novo Tiggo 7 é construído a partir da plataforma modular T1X, projetada para SUVs maiores, que segundo a marca “é responsável pelo alto índice de qualidade em itens como suspensão que geram excelência na redução de ruídos, melhoria na dirigibilidade e frenagem, além de oferecer maior espaço interno”.

Tal base deu ao carro uma carroceria com bom desempenho na rigidez torcional. Ele tem 60% da sua estrutura construída com aços de alta resistência.

A parte inferior da plataforma, sob o assoalho, tem estruturas longitudinais que absorvem e distribuem uniformemente a energia gerada por uma eventual colisão, dando resistência e ampliando a segurança aos ocupantes do carro.

O conjunto agrega ainda suspensão independente tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.

Caoa Chery Tiggo 7 – versões

O Caoa Chery Tiggo 7 pode ser encontrado em só duas versões de acabamento diferentes. As duas compartilham a mesma mecânica e se diferem apenas por detalhes visuais e de acabamento, além de recursos de segurança, conforto e tecnologia.

Confira abaixo as versões da linha do carro:

  • Caoa Chery Tiggo 7 T 2019
  • Caoa Chery Tiggo 7 TXS 2019

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7 – equipamentos

Caoa Chery Tiggo 7 T 2019

Segurança: equipado de série com airbags frontais para motorista e passageiro, freios com sistema ABS e EBD, alarme antifurto periférico com acionamento pela chave, assistente de partida em rampas, assistente de freios (EBA), aviso de cinto desatado para condutor e passageiro dianteiro, faróis de neblina com acendimento automático em curvas, luzes diurnas de LED, lanterna traseira de neblina, lanternas traseiras em LED, e aviso sonoro para excesso de velocidade.

Oferece também cintos de segurança dianteiros retráteis com pré-tensionadores e ajuste de altura, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, freio de estacionamento eletrônico, monitoramento da pressão dos pneus, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, alças de segurança dianteira e traseiras, entre outros.

Conforto: dispõe de ar-condicionado elétrico com saída de ar para os bancos traseiros, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão start/stop, direção elétrica, volante multifuncional com ajuste de altura, vidros elétricos com função antiesmagamento, piloto automático, descansa pé para o motorista, para-sois com espelho de vaidade para motorista e passageiro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, vidros verdes, banco do motorista com seis ajustes manuais, banco traseiro bipartido e rebatível, faróis com acendimento automático, faróis com ajuste elétrico de altura, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, entre outros.

Tecnologia: tem câmera de ré com guias dinâmicas de direção, central multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth e comandos de ar-condicionado, seletor de modos de condução Eco e Sport, entradas USB, painel de instrumentos com tela TFT LCD de 4,8 polegadas, entre outros.

Visual e acabamento: conta com acabamento do teto em tecido, console de teto com porta-copos, volante revestido em couro, acabamento interno na cor preta, bancos em tecido, maçanetas internas e externas cromadas, moldura nas caixas de rodas, para-choques na cor da carroceria, repetidores de seta em LED nas portas dianteiras, retrovisores na cor do carro, entre outros.

Caoa Chery Tiggo 7 TXS 2019

Segurança: se diferencia pelos airbags laterais dianteiros e airbags de cortina.

Conforto: agrega banco do motorista com seis ajustes elétricos, bancos dianteiros do motorista e passageiro com aquecimento, banco do motorista com regulagem lombar elétrica, para-sois com iluminação embutida, luz ambiente, console central traseiro com porta-copos, ar-condicionado automático digital de duas zonas, entre outros.

Tecnologia: tem ainda sistema de som com seis alto-falantes (dois a mais) e câmeras com visão 360º.

Visual e acabamento: passa a contar com luz de cortesia nas soleiras, luz de poça “Tiggo”, bancos revestidos em couro, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 225/60 R18, teto solar panorâmico elétrico, alavanca de câmbio em couro e laterais de porta em couro.

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7 – preços

O interessante é que o Tiggo 7 tem preços mais baixos que o da categoria, oferecendo uma lista de equipamentos superior ou até mesmo equivalente a de seus rivais.

Com isso, ele acaba sendo uma alternativa também a outros carros menores, como HR-V e Creta em suas versões topo de linha.

Veja os preços praticados pela marca:

  • Caoa Chery Tiggo 7 T 2019: R$ 109.990
  • Caoa Chery Tiggo 7 TXS 2019: R$ 116.990

Ele está disponível nas cores preto, prata e cinza (metálicas), além do branco perolizado.

*Preços com base no site da Caoa Chery em abril de 2019.

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7 – motor

O motor que equipa o novo Tiggo 7 é o mesmo usado nos modelos menores Tiggo 5X e Arrizo 7. Trata-se de um 1.5 litro turbo flex de quatro cilindros, com comando variável de válvulas na admissão (VVT), coletor de admissão variável (VIS) e bloco e cabeçote em alumínio.

Ele consegue desenvolver 147 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 150 cv com etanol, a partir de 5.500 rpm. O torque é de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis e aparece numa faixa de rotação entre 1.750 e 4.000 rpm.

Junto a ele está um câmbio automático de seis marchas e dupla embreagem. Esta transmissão também é compartilhada com o Tiggo 5X e é produzida pela alemã Getrag, com embreagens a seco.

Ela dispõe de opção de trocas manuais direto na alavanca. Há também dois modos de condução: Eco, para privilegiar o consumo de combustível, e Sport, para uma condução mais esportiva. A tração é sempre dianteira.

De acordo com a marca, este motor é dotado de injeção bicombustível da Bosch, que está entre um dos sistemas desenvolvidos ou reformulados para a versão brasileira.

O desenvolvimento do Tiggo 7 para o Brasil aconteceu em três etapas. Na primeira, o teste do modelo desenvolvido para o mercado chinês e fabricado por lá, depois o teste do carro montado no Brasil em SKD (Semi Knock-Down), com partes pré-montadas em sub-conjuntos lá fora, e depois em CKD (Complete Knock-Down), com peças importadas da China e montadas em Anápolis (GO).

Neste intervalo, a Caoa Chery promoveu uma série de mudanças no modelo brasileiro, como as respostas do conjunto mecânico (que ficaram mais rápidas), freios mais firmes e pneus melhores.

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7 – desempenho

A Caoa Chery informa que o novo Tiggo 7 2019 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. Já a velocidade máxima do carro é de 180 km/h.

Caoa Chery Tiggo 7 – consumo

Confira os números de consumo do Tiggo 7 divulgados pelo Inmetro:

Cidade

  • 6,6 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina

Estrada

  • 7,6 km/l com etanol e 10,9 km/l com gasolina

O utilitário-esportivo ganhou nota “C” na comparação relativa na categoria e na comparação absoluta geral.

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7 – garantia

Como acontece nos modelos Tiggo 2, Tiggo 5X e Arrizo 5, o novo Tiggo 7 é ofertado com garantia de três anos para o veículo e de cinco anos para motor e câmbio.

A marca oferece ainda o serviço Caoa Chery Assistance, que inclui atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional. Ele auxilia o condutor em caso de falha mecânica.

Quando necessário, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento e solicitar o envio do socorro ao local da ocorrência. Sendo necessária a remoção do carro por caminhão de reboque, o veículo será levado até uma concessionária Caoa Chery mais próxima.

Se o consumidor estiver numa distância superior a 50 km da cidade onde mora, a marca oferecerá também o transporte gratuito para o local de destino dos passageiros.

Além disso, a Caoa Chery disponibiliza um carro reserva por dois dias caso o reparo do veículo exija mais de 48 horas.

Caoa Chery Tiggo 7 – manutenção e revisões

Veja os preços das revisões periódicas do Tiggo 7:

  • 10.000 km ou 12 meses: R$ 396,97
  • 20.000 km ou 24 meses: R$ 670,79
  • 30.000 km ou 36 meses: R$ 752,12
  • 40.000 km ou 48 meses: R$ 670,79
  • 50.000 km ou 60 meses: R$ 396,97
  • 60.000 km ou 72 meses: R$ 670,79

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)

Caoa Chery Tiggo 7 – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo Flex

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.496

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

147 cv com gasolina e 150 cv com etanol a 5.500 rpm

Torque Máximo

21,4 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado de seis marchas com embreagem dupla a seco

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 17 ou 18 polegadas

Pneus

225/65 R17 ou 225/60 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.505

Largura (mm)

1.837

Altura (mm)

1.670

Distância entre os eixos (mm)

2.670

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

ND

Tanque (litros)

57

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.500

Coeficiente de arrasto (Cx)

ND

Caoa Chery Tiggo 7 – fotos

Caoa Chery Tiggo 7: versões, equipamento, preço, motor (e consumo)
Nota média 5 de 2 votos

  • Domenico Monteleone

    Alguma coisa ia aparecer pra complicar os Chery…já sabia o câmbio era alemão e não tinha me tocado nessa possibilidade, até me confirmarem que nada mais que é o maldito Powershift, fabricado pela mesma Gertrag ou coisa assim, a única diferença é que o módulo é fornecido pela Chery e não pela Ford. O tempo dirá se é a mesma bomba ou não.

    • Tosca16

      Getrag fabrica pra todo mundo, de Chery a Ferrari… não é líder do nada.

    • Mcr Assistência Técnica

      Pode ter certeza Domenico, uma coisa q não dará problema nesse carro é o cambio acha que a getrag não aprendeu com o powershift, até o powershift hoje não tem mais problema

  • Paulo Silva

    O Caoa Chery Tiggo 7 é o modelo mais equipado da “JAPONESA” no Brasil. Não seria CHINESA ? o erro se repete várias vezes no texto. Desculpem a chatisse.

    • Unknown

      Kkkkkkkkkkkkkk

  • Allifen Marques

    Se colocar um filete vermelho ligando as lanternas, vira a traseira do Sportage

  • Tosca16

    O motor é ok, suficiente sem empolgar; consumo poderia ser melhor, mas onde temos Compass Flex e outros tantos como Sportage, tá dentro do aceitável mesmo sendo turbo, e por não ter injeção direta não faria mais que isso. Sobre o DCT, enquanto não tiver problemas é meio que forçar a barra comparações com o Powershift, mesmo sendo ambos GETRAG. E tudo indica que teremos uma versão híbrida deste modelo, que ao meu ver seria interessante.

    • Henrique Gouveia

      Essa comparação de câmbios seria a mesma coisa que dizer que tem medo de VW por causa da suspensão e o módulo eletrônico do Logus.
      Ou ainda que Fiat deve ser ruim porque tinha carro que pegava fogo.

  • Uma coisa que eu não gosto dos Chery by CAOA, é que eles estão sendo inteiramente pintados na cor da carroceria, sendo que a versão chinesa vem com a parte inferior dos dois para-choques, das laterais e a moldura da caixa de rodas em preto, o que dá uma impressão mais robusta e arrojada. Quanto à qualidade deles, eu penso que devem ser melhores que os produzidos pela matriz, já que a CAOA também produz os SUVs da Hyundai e eles tem acabamento muito bom.

    • Jr

      Mais brasileiro de forma geral detesta para-choques de plástico, isso ai que você tá falando que tem no chinês, enfeia o carro demais, pelo menos para mim, não me agrada nem um pouco aquele plástico preto na parte inferior dos dois para-choques, nas laterais e etc…. fica parecendo acabamento de carro de entrada. Não da para ter um acabamento em plástico desse que você tá falando em um carro que custa mais de 100 mil

      • Para-choques todo preto é feio. Mas o acabamento inferior preto está presente em vários SUVs em várias versões de muitas marcas e pra mim, acho mais bonito. Desconheço alguma pesquisa feita sobre a preferência do brasileiro quanto a isso.

    • Stunt

      Tive a mesma percepção e vc acabou dizendo, justamente, o que eu estava pensando. Com certeza, ficaria muito melhor se esses detalhes fossem em preto, assim como são no Compass e Sportage.

    • Marcio Almeida

      Bem visitei a planta da CAOA em Anápolis, o que posso dizer e que ambos veiculos HYUNDAI e Chery sao feitos na mesma linha, um apos o outro, e pasmém o controle e testes para veiculos Chery, sao mais rigorosos que os feitos no Hyundai e por sinal entrei num deles, posso dizer o acabamento do Chery que entrei e melhor que o IX 35.

  • Rodrigo Sanvido

    A CAOA-Chery vai seguir o sucesso da Hyundai. Os carros estão ótimos, com visual atraente e ótimo custo-benefício. Sempre fui fiel a Ford, mas provavelmente meu próximo carro deve ser um CAOA-Chery. Provavelmente o Tiggo 5X.

    • Eduardo 1981

      Fui ver o carro pessoalmente. O Tiggo2. Todos modelos agradam bastante no desenho mas, principalmente, no ACABAMENTO.

      • Rodrigo Sanvido

        O Tiggo 5X está no preço do T-Cross manual!!! E olha que o Tiggo é bem maior, tem motor melhor e acabamento infinitamente superior. O T-Cross parece um matchbox com acabamento básico demais!!! Vou de Chery sem pensar!!!

  • Fellipe Z

    Painel bizarro pra um carro de 100k+

  • Luis Burro

    Acho o interessante mas ao meu ver devia o topo da linha custar o de entrada do Compass,pagar mais de 100 mil num carro é sem noção demais,prefiro até uma bike elétrica pois taca uma capa de chuva e acabou o problema com ela além de ser mais saudável!

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