CAOA em crise tem queda na produção e até HR importado

caoa chery fabrica goias 2

UPDATE: A CAOA Montadora entrou em contato com o NA e deu o posicionamento da empresa sobre o assunto.

Crise? Pois é. A palavra está em todo lugar no momento e não por acaso, mas no setor automotivo, ela expressa bem o que acontece com a CAOA Montadora, a empresa que representa no Brasil as marcas Caoa Chery, Hyundai e Subaru.

Após a morte de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a CAOA Montadora entrou em declínio, iniciado pela questão sucessória, já que os herdeiros eram jovens demais para assumir um grupo que crescia rapidamente.

De lá para cá, executivos importantes como Márcio Alfonso, presidente da montadora, e Mauro Correia, CEO do grupo, saíram da empresa, indicando tempo ruim para os lados de Anápolis-GO.

Aliás, lá mesmo, onde a fábrica da CAOA, a meta de produção da planta para 2022, que seria de 60.000 carros, não passou de 33,3 mil, segundo a Anfavea.

Somando-se à suspensão da planta da Caoa Chery em Jacareí-SP, as vendas da marca entraram em declínio e somente no primeiro quadrimestre de 2023, a queda foi de 55% em relação ao mesmo período de 2022.

A Caoa Chery, que antes tinha presença praticamente garantida no Top 10, chegando a nona posição, caiu agora para 12º lugar, atrás da Peugeot.

O fim do Tiggo 3x em Jacareí cortou muito das vendas da marca, que confiou nos até então bem sucedidos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8, que ganharam reforço da eletrificação em 2022.

Enquanto a Caoa Chery já não tem o gás de antes, a Hyundai CAOA parece ainda mais apagada, já que o New Tucson atualizado simplesmente sumiu das lojas, assim como o caminhão leve HR.

Neste, revendedores falam que o veículo, anunciado recentemente como 4×4, será importado., provavelmente da Coreia do Sul, já que dificilmente o Grupo Gandini aceitaria montar o modelo no Uruguai, onde faz o Bongo K2500, o atual líder do segmento.

Foram emplacados apenas 5 exemplares do HR de janeiro a abril, enquanto o caminhão leve HB80 vendeu 121 unidades no mesmo período.

A Hyundai CAOA aposta na chegada do Kona da primeira geração, assim como no (re)lançamento do Ioniq.

A CAOA Montadora foi consultada sobre as informações por parte do site Auto Indústria, mas a empresa não se pronunciou até o momento.

Nota da CAOA Montadora sobre o assunto:

Ao comparar os quadrimestres de 2022 vs 2023, é importante lembrar que a CAOA Chery fez uma renovação em seu portfólio nesses períodos. Ocorreu foi uma alteração na linha de produtos vendidos pela marca no Brasil.

No primeiro quadrimestre do ano passado, a CAOA Chery vendia os veículos Tiggo2, Tiggo3X, Arrizo 5 e Arrizo 6 GSX, que não estavam mais presentes no portfólio da marca no primeiro quadrimestre de 2023. Nesse período do ano passado, a CAOA Chery também se preparava para apresentar uma nova linha totalmente eletrificada para a marca em meados de junho de 2023. Com essa renovação, a CAOA CHERY passou a comercializar veículos com preço médio acima de R$ 150 mil, saindo do segmento de carros de entrada.

Importante reforçar que mesmo diante do cenário atual da indústria, a CAOA Chery continua crescendo, registrando na média diária de vendas, um crescimento de 18,9% quando comparado março a abril desse ano.

Com relação aos carros da Hyundai CAOA, durante a apresentação da nova linha de veículos elétricos da CAOA Hyundai, em fevereiro, tivemos a oportunidade de explicar nossa estratégia de chegada dos modelos. Nos primeiros meses do ano a CAOA Hyundai estava no período de transição para dar início à produção do New Tucson, assim como o HR que passou a contar com a versão 4WD. Da mesma forma, o início das vendas do Ioniq se dará a partir desse mês e, ainda, com relação ao Kona, a previsão é de comercialização a partir do segundo semestre.

[Fonte: Auto Indústria]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X