
No último dia 31 de outubro, a Caoa produziu em Anápolis, no Estado de Goiás, o último veículo da marca coreana Hyundai, encerrando assim um ciclo que se iniciou há muitos anos e que se tornou um casamento bem-sucedido entre a empresa brasileira e a sul-coreana.
Segundo o site AutoData, o último veículo da Hyundai feito pela Caoa era um caminhão leve do modelo HR, se tornou bem popular no mercado brasileiro como um dos VUC mais vendidos e por muitos anos, líder do segmento.

O fim do casamento da Caoa com a Hyundai se deu apenas dois dias antes do anúncio da nova parceria entre a Caoa e a chinesa Changan, formalizado oficialmente em assinatura do acordo no Salão do Automóvel 2025, que ocorre no Distrito Anhembi em São Paulo até o dia 30 de novembro.
Iniciada em 1999, a parceria entre Caoa e Hyundai começou com a importação de carros e comerciais leves vindos da Coreia do Sul. Todavia, a partir de 2007, a Caoa iniciou a produção de veículos da Hyundai no Brasil, como a fábrica estabelecida em Anápolis, na região sul de Goiás.
Veja também
O primeiro veículo a ser feito aqui foi o caminhão HR, depois o caminhão HD e também pelo SUV Tucson que, aliás, permitiu que a Caoa produzisse aqui as três gerações iniciais do produto quase que praticamente ao mesmo tempo.

Nesse caso estamos falando do Tucson da primeira geração, como sua segunda geração chamada ix35 e a terceira New Tucson. Com a produção nacional e a boa rede de distribuição da Caoa, a Hyundai se beneficiou da sagacidade do grupo brasileiro com seu marketing agressivo e de gosto duvidoso…
Em 2012, porém, a Caoa entrou em disputa com a Hyundai pelo direito de importação de veículos, uma vez que a montadora já estava estabelecida no país com sua fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo.

Mediado no Tribunal Internacional em Paris, a disputa foi vencida pelo grupo brasileiro, mas as relações entre as duas empresas ficaram abaladas. Com a morte do Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade, ocorrida em 2021, o novo controle da Caoa acabou cedendo o direito de importação e distribuição de carros no Brasil para a Hyundai.
No acordo, a Hyundai permitiria que a Caoa produzisse pelo menos dois modelos de veículos em sua fábrica de Anápolis, mas agora se sabe que realmente o casamento entre as duas empresas se encerrou, embora a Caoa ainda seja a maior rede de concessionárias da marca cor

Com a Caoa Chery já estabelecida e agora a Caoa Changan, o grupo brasileiro estabelece sua posição no mercado de massa com a primeira e também no segmento de luxo com a segunda, que também terá produtos fabricados em Anápolis pela Caoa, ao lado dos carros da Chery.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










