
O casamento de CAOA com a Hyundai se encerrou no Brasil, pelo menos a produção de veículos em Anápolis–GO. Segundo o jornalista Jorge Moraes, colunista do site UOL, a empresa brasileira não produzirá mais carros da marca coreana após anos de parceria.
A CAOA produzia na planta goiana os modelos Hyundai New Tucson e HR, sendo este um clássico caminhão leve a diesel, rival direto do Kia K2500 Bongo.
Segundo a reportagem, fontes revelaram que a CAOA agora estaria aberta para novas marcas e pelo menos três delas procuraram a montadora brasileira, que continua a operar com chinesa Caoa Chery.
Esta permanece com os modelos Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8, produzidos na planta da CAOA, mas Dongfeng, Changan e BAIC estão entre as marcas chinesas que estariam interessadas em ocupar o espaço da Hyundai.
Após meio milhão de carros feitos, a Hyundai deixa a parceria com a CAOA para manter-se concentrada em Piracicaba–SP.
Para produzir os novos automóveis, a CAOA pretende ampliar a área construída para 208 mil m², usando para isso o maquinário utilizado anteriormente pela Ford em Camaçari–BA, onde a BYD não comprou o material.
Já em relação à Caoa Chery, o grupo brasileiro deverá produzir em 2027 a nova picape média da Chery, que colocará a marca na briga com players do setor e também com rivais chinesas, como JAC, Foton, BYD e GWM, entre outras.
Também será produzido localmente o Tiggo 9, reforçando assim a presença da marca chinesa no mercado nacional.
Um aumento de produção da planta é programado pela CAOA para subir de 80 mil para 160 mil carros por ano, graças a um investimento de R$ 3 bilhões na operação em Goiás.
Oficialmente, a CAOA está comprometida com a Caoa Chery, já bem estabelecida no mercado nacional, brigando agora para ocupar um lugar no Top 10.
Rumores também falam que a CAOA estaria em conversas com as indianas Tata e Mahindra.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!