Carro com giroflex flagrado pela PRF, motorista diz que é moda

celta giroflex

Recentemente um deputado estadual de São Paulo foi flagrado com um carro oficial portando luzes de sinalização conhecidas como “giroflex”, mas o caso não é único e um condutor parado pela polícia, disse que a prática ilegal virou moda…

Isso aconteceu na BR-282 em Lages/SC, onde um motorista a bordo de um Chevrolet Celta de cor branca, foi flagrado com luzes de sinalização que só podem ser usadas por viaturas de autoridades, ambulâncias e carros do Bombeiro.

As luzes estroboscópicas semelhantes às de um “giroflex” estavam presentes na grade do Celta e isso chamou a atenção da Polícia Rodoviária Federal e ao ser abordado pelos agentes da PRF, disse que a prática “é a nova moda da galera”.

O motorista foi autuado pela PRF e foi informado do prazo para regularização do veículo junto ao Detran, sendo o veículo retido.

Ainda assim, vários motoristas usam ilegalmente essas luzes de sinalização como se fossem agentes da Polícia Civil em carros descaracterizados para investigação, de modo a obter vantagens no trânsito.

Nesse caso, geralmente adotam em seus carros, vidros com filme 100% para não serem identificados e trafegando ligando essas luzes, com alguns usando sirenes para aumentar a pressão sobre os demais condutores, que assim franqueiam a passagem para a “autoridade”.

O mesmo ocorre nas estradas, onde em alta velocidade, esses condutores forçam a passagem acima do limite para obter vantagem e assim passam como se fossem agentes da polícia em serviço.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 29, diz que “o uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação intermitente somente poderá ocorrer por ocasião da efetiva prestação de serviço de urgência”.

O condutor flagrado com luzes de sinalização e sirenes de alerta comete infração considerada grave com cinco pontos na Carteira de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X