Que tal ir de São Paulo até Montevidéu com apenas um tanque de combustível e ainda ter alguma reserva para andar por lá? Esse feito pode ser realizado se você estiver a bordo de um Chery Fulwin T10, irmão do Tiggo 9 e outros do fabricante.
Num desafio, o Fulwin T10 rodou nada menos que 2.169,6 km e entrou para o Guinness Book como o SUV híbrido plug-in a gasolina com tanque cheio e bateria 100% com maior alcance.
Tendo rodado por ruas e estradas da China, com climas e topografias diversas, Chery Fulwin T10 conseguiu rodar até parar na distância mencionada, o que não deixa de ser um feito e tanto.
Na China, a eletrificação está buscando autonomias cada vez maiores para seus carros, em especial os híbridos plug-in. Antes a ambição era superar 1.000 km, mas agora o alvo é estar acima de 2.000 km.
Usando motores pequenos como gerador, com ou sem turbo, esses carros sobre um conceito de propulsão chamado DHT, permite que carros PHEV com baterias maiores, possam rodas por muito mais tempo.
O “hypermiling” chinês chegará também ao Japão, já que a Toyota prepara a próxima geração do Corolla com propulsão PHEV e autonomia de nada menos que 2.100 km.
Com algumas tecnologias, como uso de motores turbinados de ciclos de Miller ou de Atkinson, mais baterias de lítio e fosfato de ferro com algo entre 30 kWh e 35 kWh, já garante uma viagem bem longa com tanque cheio e bateria 100%.
Na Chery, assim como na BYD, a ambição pelo alcance extremo é abertamente declarada, mas com a Toyota querendo estragar a festa, mais produtos do fabricante de Wuhu chegarão ao mercado local. Mas, e aqui?
Com 610 cavalos combinados, baterias de 34,4 kWh e autonomia no modo EV de 210 km, o T10 chama a concorrência chinesa para brigar. Depois de quatro dias de viagem, o SUV cumpriu sua missão e futuramente pode fazê-lo por aqui também.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!