Carro elétrico bate recorde mundial de autonomia, veja quantos km

tum muc22 2

Imagine sair de São Paulo capital e ir até Maceió, dirigindo um carro elétrico sem recargas… Pois é, existe um veículo com bateria que bateu recorde com mais ou menos essa distância.

Trata-se do muc22, um protótipo desenvolvido por estudante do TUM ou Universidade Técnica de Munique, um dos mais importantes centros de engenharia do mundo.

tum muc22 1

Com um formato de cupê com duas portas, o muc22 tem perfil aerodinâmico bem fluido e algumas características que permitiram ao carro elétrico rodar 2.574 km sem recarga externa.

Tendo uma pequena bateria de 15,5 kWh, menor até que de alguns modelos de carros híbridos plug-in, estabelecendo uma marca impressionante na pista do aeroporto de Munique.

Pesando 170 kg e tendo velocidade limitada de 42 km/h, o muc22 tem coeficiente aerodinâmico de 0,159 de cx e dois motores elétricos de 440 W, construídos com ímã permanente e inversor de nitreto de gálio.

tum muc22 3

O recorde anterior era de 1.609 km sem recarga, mas o muc22 foi bem acima disso e tendo consumo de 0,6 kWh/100 km ou 166 km/kWh.

No caso do muc22, a equipe da TUM, construiu uma pista fechada num hangar e o veículo rodou por seis dias seguidos, envolvendo vários pilotos e um ritmo sempre inspecionado por auditores para aferir as medições.

Atualmente, os carros elétricos de produção seriada com maior autonomia, superam fácil os 700 km, com alguns modelos, como o Lucid Air, chegando perto de 1.000 km.

tum muc22 4

Há uma década, os fabricantes de veículos pensavam que os carros elétricos podiam ir até 160 km, atendendo as necessidades das pessoas, mas hoje existe a ambição de alcançar médias de autonomia similares às de automóveis a combustão.

Mesmo com a infraestrutura de recarga galopando na Europa e EUA, os fabricantes hoje consideram entre 400 e 500 km, uma boa média de alcance.

Os mais baratos estão na casa dos 300 km e isso parece suficiente para muita gente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X