Carro elétrico que troca de bateria como se fosse pilha: Aion UT Super chega com proposta ousada na China

gac aion ut super (2)
gac aion ut super (2)

Imagine um carro elétrico que você não precisa recarregar na tomada: basta trocar a bateria em poucos segundos e seguir viagem. Essa é a proposta ousada do novo Aion UT Super, que acaba de ser anunciado oficialmente pela GAC Aion.

O modelo faz parte de uma parceria estratégica entre três gigantes chinesas: o Grupo GAC, a fabricante de baterias CATL e a plataforma de e-commerce JD.com, onde o carro será vendido com exclusividade.

Batizado de “Carro Bom Nacional Super”, o hatch compacto aposta em um sistema de bateria removível que pode ser recarregada, trocada ou até mesmo alugada, oferecendo flexibilidade inédita no segmento.

A bateria utilizada é a inovadora “Chocolate Battery”, da CATL, que permite substituição total em impressionantes 99 segundos por meio das estações automatizadas “Chocolate Battery Swap Station”.

Veja também

gac aion ut super (3)
gac aion ut super (3)

Com 54 kWh de capacidade, o conjunto garante uma autonomia de até 500 km no ciclo chinês, mais do que suficiente para uso urbano e rodoviário leve.

O motor elétrico tem potência de 100 kW, equivalente a cerca de 136 cv, o que garante desempenho condizente com sua proposta de veículo acessível e funcional.

Visualmente, o Aion UT Super mantém o design do Aion UT 2025, com carroceria hatch de cinco portas, espaço para cinco ocupantes e estilo limpo, mas futurista.

Na dianteira, o para-choque exibe faróis com assinatura luminosa em “quatro pontos” e entradas de ar dispostas na diagonal.

gac aion ut super (1)
gac aion ut super (1)

As laterais trazem maçanetas semi-embutidas, retrovisores escurecidos e rodas aro 17 com pneus 215/55, as mesmas da versão topo de linha do Aion UT convencional.

A traseira é marcada por lanternas com o mesmo padrão de iluminação frontal, um spoiler no teto e luz de freio elevada, mantendo o visual sóbrio e tecnológico.

Com 4.270 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.575 mm de altura, o modelo oferece bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2.750 mm.

O carro será oferecido com três opções de pintura combinada e, apesar da pegada tecnológica, mantém preço bastante competitivo no mercado chinês.

gac aion ut super (4)
gac aion ut super (4)

Estima-se que o valor fique entre 100 mil e 120 mil yuans, o que equivale a aproximadamente R$ 70 mil a R$ 85 mil em conversão direta.

O lançamento acontecerá durante o famoso festival de compras “11.11”, considerado a Black Friday da China, reforçando o apelo popular e o foco em vendas online.

Além do modelo em si, o sistema de baterias modulares e trocáveis pode representar uma revolução para o mercado de EVs, especialmente em regiões onde a infraestrutura de recarga ainda é limitada.

Ao permitir que o motorista simplesmente troque a bateria em vez de esperar uma recarga completa, a proposta pode reduzir drasticamente o tempo de parada — e até abrir caminho para modelos mais acessíveis, com baterias alugadas.

Com isso, o Aion UT Super surge não apenas como mais um hatch elétrico, mas como uma possível virada de chave no modelo de uso dos EVs no mundo.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.