amber russo 1
Fiat Múltipla, Pontiac Aztek e outros nomes conhecidos de uma longa lista de carros terrivelmente feios, que contribuíram para inúmeras matérias jornalísticas que vez ou outra retornam para lembrar o mal gosto de alguns fabricantes (e dos clientes que os compraram).
Na Rússia, uma nova marca de carros elétricos quer entrar na lista e seu nome é Amber, mas não feito por uma startup sem dinheiro e sim pelo Avtotor, um fabricante russo de veículos que já construiu carros da BMW, Ford, Hyundai e Kia.
Com a Guerra da Ucrânia, a Rússia foi “punida” pela invasão do vizinho soberano é o setor automotivo do país pagou a conta com a saída de praticamente todas as montadoras estrangeiras.
O Amber, protótipo do primeiro carro elétrico russo dessa empresa, está chamando atenção não por sua eficiência energética, mas pelo visual estranho, que mais lembra um peixe-lua, o veículo já é considerado um dos mais feios que existiram.
amber russo 3
Desenvolvido pela Universidade Politécnica de Moscou, o Amber é um tipo de furgão com uma plataforma alta, onde ficam as enormes baterias do veículo, que tem uma frente elevada e arredondada, com diminutos faróis circulares e um visual clean, com uma pequena boca de refrigeração das baterias.
Com portas tiradas supostamente de um minicarro, o Amber mostra o quanto precisam os russos, aprender a desenvolver carros, pois o que se mostra aqui é um verdadeiro Frankenstein e ainda com suspeita de não ser totalmente russo. Ele pode levar 500 kg de carga e tem velocidade limitada a 80 km/h com autonomia de 100 km.
Falam que itens como motor, inversor, painéis de controle e até as baterias do Amber são fabricados na Rússia, mas alguns sugerem que estes e mais componentes são em realidade de fabricação chinesa.
Aliás, após a desastrosa guerra com os ucranianos, os russos viram que um “invasor” se instalou no país e não chegou de drone, mas por via terrestre a bordo de inúmeras carretas cheias de carros chineses. O Amber seria uma resposta a isso?
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!