Carro elétrico russo é tão estranho que parece um peixe-lua

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Fiat Múltipla, Pontiac Aztek e outros nomes conhecidos de uma longa lista de carros terrivelmente feios, que contribuíram para inúmeras matérias jornalísticas que vez ou outra retornam para lembrar o mal gosto de alguns fabricantes (e dos clientes que os compraram).

Na Rússia, uma nova marca de carros elétricos quer entrar na lista e seu nome é Amber, mas não feito por uma startup sem dinheiro e sim pelo Avtotor, um fabricante russo de veículos que já construiu carros da BMW , Ford, Hyundai e Kia.

Com a Guerra da Ucrânia, a Rússia foi “punida” pela invasão do vizinho soberano é o setor automotivo do país pagou a conta com a saída de praticamente todas as montadoras estrangeiras.

O Amber, protótipo do primeiro carro elétrico russo dessa empresa, está chamando atenção não por sua eficiência energética, mas pelo visual estranho, que mais lembra um peixe-lua, o veículo já é considerado um dos mais feios que existiram.

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Desenvolvido pela Universidade Politécnica de Moscou, o Amber é um tipo de furgão com uma plataforma alta, onde ficam as enormes baterias do veículo, que tem uma frente elevada e arredondada, com diminutos faróis circulares e um visual clean, com uma pequena boca de refrigeração das baterias.

Com portas tiradas supostamente de um minicarro, o Amber mostra o quanto precisam os russos, aprender a desenvolver carros, pois o que se mostra aqui é um verdadeiro Frankenstein e ainda com suspeita de não ser totalmente russo. Ele pode levar 500 kg de carga e tem velocidade limitada a 80 km/h com autonomia de 100 km.

Falam que itens como motor, inversor, painéis de controle e até as baterias do Amber são fabricados na Rússia, mas alguns sugerem que estes e mais componentes são em realidade de fabricação chinesa.

Aliás, após a desastrosa guerra com os ucranianos, os russos viram que um “invasor” se instalou no país e não chegou de drone, mas por via terrestre a bordo de inúmeras carretas cheias de carros chineses. O Amber seria uma resposta a isso?

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X