Carro voador brasileiro ganha financiamento do BNDES para produção em São Paulo

eve prototipo 1

Apelidado de “carro voador”, o eVTOL se tornou a próxima inovação da aviação comercial, porém, diferente de outros modais aéreos, este estará intimamente ligado com a mobilidade urbana, em especial com os aplicativos de carona paga.

A EVE, empresa criada pela Embraer para colocar seu eVTOL no mercado mundial, recebeu do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) cerca de R$ 500 milhões para execução de sua produção no estado de São Paulo.

Johann Bordais, CEO da Eve, comenta: “Somos profundamente gratos pelo apoio e confiança contínuos que o BNDES demonstrou na Eve à medida que avançamos em nossa missão de reimaginar a mobilidade por meio de experiências de voo urbano eficientes e sustentáveis.

Bordais, amplia: “este financiamento será fundamental para a instalação de nossa unidade de fabricação de eVTOL, que não será apenas a primeira do gênero no Brasil, mas também alimentada por energia limpa e renovável, alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade”.

Essa fábrica ficará em Taubaté, no Vale do Paraíba, onde terá uma produção total esperada de até 480 aeronaves por ano. A Eve planeja expandir a capacidade de produção do local em uma base modular.

eve prototipo 2

Esses quatro módulos produzirão 120 aeronaves por ano cada. Segundo a EVE, isso proporcionará uma abordagem de investimento disciplinada e com eficiência de capital à medida que o mercado cresce.

O sistema da EVE permitiria assim ativar os módulos conforme a demanda, que se espera ser enorme dada a quantidade de pedidos firmes e opções para o eVTOL.

A Eve tem hoje a maior carteira de intenção de compra, com nada menos que reservas para 2.900 eVTOLs de 30 clientes em 13 países, representando um potencial de US$ 14,5 bilhões em receita de vendas.

Ainda sem nome, a aeronave utiliza oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem nenhuma alteração na posição desses componentes durante o voo.

O conceito inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão para altos níveis de desempenho, segurança, confiabilidade e baixos custos operacionais.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X