Apelidado de “carro voador”, o eVTOL se tornou a próxima inovação da aviação comercial, porém, diferente de outros modais aéreos, este estará intimamente ligado com a mobilidade urbana, em especial com os aplicativos de carona paga.
A EVE, empresa criada pela Embraer para colocar seu eVTOL no mercado mundial, recebeu do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) cerca de R$ 500 milhões para execução de sua produção no estado de São Paulo.
Johann Bordais, CEO da Eve, comenta: “Somos profundamente gratos pelo apoio e confiança contínuos que o BNDES demonstrou na Eve à medida que avançamos em nossa missão de reimaginar a mobilidade por meio de experiências de voo urbano eficientes e sustentáveis.
Bordais, amplia: “este financiamento será fundamental para a instalação de nossa unidade de fabricação de eVTOL, que não será apenas a primeira do gênero no Brasil, mas também alimentada por energia limpa e renovável, alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade”.
Essa fábrica ficará em Taubaté, no Vale do Paraíba, onde terá uma produção total esperada de até 480 aeronaves por ano. A Eve planeja expandir a capacidade de produção do local em uma base modular.
Esses quatro módulos produzirão 120 aeronaves por ano cada. Segundo a EVE, isso proporcionará uma abordagem de investimento disciplinada e com eficiência de capital à medida que o mercado cresce.
O sistema da EVE permitiria assim ativar os módulos conforme a demanda, que se espera ser enorme dada a quantidade de pedidos firmes e opções para o eVTOL.
A Eve tem hoje a maior carteira de intenção de compra, com nada menos que reservas para 2.900 eVTOLs de 30 clientes em 13 países, representando um potencial de US$ 14,5 bilhões em receita de vendas.
Ainda sem nome, a aeronave utiliza oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem nenhuma alteração na posição desses componentes durante o voo.
O conceito inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão para altos níveis de desempenho, segurança, confiabilidade e baixos custos operacionais.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!