Carro voador feito no Ceará custará R$ 2,1 milhões

genesis x1
genesis x1

Foi apresentado oficialmente em Fortaleza o carro voador da startup Vertical Connect, que surgiu em meio ao público na capital cearense, como uma proposta inovadora de e-VTOL de projeto e fabricação brasileira, cujo preço será de R$ 2,1 milhões.

Já tendo firmado um acordo com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Vertical Connect mostrou ao público o Gênesis X1, que tem um peso máximo de decolagem de 540 kg.

Tendo oito rotores elétricos duplos, o Gênesis X1 tem oito hélices e pode levar duas pessoas, sendo que uma delas é o piloto. A aeronave conta com sistema anticolisão e paraquedas balísticos.

genesis x1 b
genesis x1 b

O Gênesis X1 continua em forma de protótipo, mas o primeiro voo de teste ocorrerá em janeiro com duas aeronaves, iniciando assim um longo processo de avaliações em voo e depois a certificação da aeronave.

Segundo a Vertical Connect, o Gênesis X1 terá aplicações diversas, como monitoramento ambiental, segurança pública, atividades agrícolas e até mesmo lazer, ainda mais que se trata de um novo tipo de aeronave que atrairá o interesse de muitos.

Entrando num mercado de e-VTOL diferente do segmento da Eve, da Embraer, que foca em transporte coletivo, o carro voador da Vertical Connect poderá no futuro ser uma opção para vencer o trânsito em grandes cidades. Da mesma forma, como ligação entre terminal aeroportuários ou um tipo de modal nos serviços de aplicativo.

genesis x1 a
genesis x1 a

Tendo participação de várias instituições de ensino tecnológico, o projeto do Gênesis X1 está movendo a sociedade cearense no sentido de se criar no estado uma base industrial aeroespacial com a produção local dessa aeronave.

Sendo 100% elétrico e com base para uma navegação autônoma, o Gênesis X1 não é o único projeto da Vertical Connect, tendo ainda o Gênesis GX-L, um modelo de proposta esportiva e particular.

Com tempo de voo de 60 minutos e velocidade máxima de 130 km/h, o Gênesis X1 tem 5,00 m de comprimento, 4,80 m de largura e 1,40 m de altura, com 500 m de altura como teto de cruzeiro.

[Fonte: Diário do Nordeste]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X