Carros 0km já com problema: Bronco Sport e Escape podem pegar fogo por erro grotesco em peça do motor, diz Ford

ford bronco sport 2025 4
ford bronco sport 2025 4

A Ford acaba de anunciar mais dois recalls e confirma o que já parece rotina em 2025: a montadora segue colecionando problemas em sua linha de produção.

Se por um lado o rastreamento de falhas é extremamente preciso, permitindo ações até mesmo em apenas três unidades, por outro lado impressiona a frequência com que a marca tem convocado proprietários para correções — algumas ligadas a falhas que podem levar a incêndios.

O caso mais sério da nova rodada atinge 404 unidades dos modelos Escape (anos 2023 a 2025) e Bronco Sport (modelo 2025).

O número, que curiosamente remete ao erro de página não encontrada na internet, é resultado de uma falha no cabeçote do motor: a ausência de um pequeno plugue metálico, chamado de “ball plug”, que deveria vedar furos deixados no processo de fundição da peça.

ford bronco sport 2025 2
ford bronco sport 2025 2

A falta desse componente provocou, em março deste ano, um vazamento grave de óleo em um Escape 2025, levando à destruição completa do motor.

Duas semanas depois, a Ford encontrou outro caso ainda mais intrigante: um Escape com zero quilômetro também apresentava vazamento na mesma região.

A montadora iniciou uma investigação e descobriu que a liga metálica usada no cabeçote não apresentava a dureza esperada. O motivo? Um apagão ocorrido no dia do tratamento térmico em uma das fornecedoras da peça.

A análise revelou que todos os cabeçotes produzidos naquele dia — e também em outro dia semelhante no passado — estavam comprometidos. Resultado: todos os carros que receberam esses motores estão sendo convocados para substituição completa do cabeçote.

ford escape 2025
ford escape 2025

O recall foi registrado sob o código 25V372 .

O segundo caso é bem mais modesto em números, mas ainda assim grave. Apenas três unidades do Ford Explorer 2025 estão sendo convocadas, desta vez por um problema nos freios.

Segundo a marca, essas unidades passaram por reparos antes da entrega ao cliente e há suspeita de que os técnicos não apertaram corretamente os parafusos que fixam a pinça de freio dianteira esquerda.

O problema foi detectado após um proprietário ouvir barulhos vindos da suspensão e levar o carro a uma concessionária. A análise revelou que dois parafusos estavam completamente ausentes, deixando a pinça praticamente solta.

Mesmo que esses casos representem falhas pontuais, o acúmulo constante de recalls coloca a Ford sob pressão.

A montadora tem lidado com uma série de problemas em 2025, e a recorrência de falhas em componentes críticos, como motor e freios, levanta dúvidas sobre a consistência da produção — além de testar a paciência dos consumidores.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.