
A Stellantis, conglomerado responsável por marcas como Jeep, Ram, Dodge e Chrysler, anunciou uma nova ofensiva no segmento de carros autônomos com foco em robotáxis.
A iniciativa envolve uma colaboração com gigantes de tecnologia e mobilidade: Nvidia, Foxconn e Uber.
Segundo o plano revelado nesta semana, a Stellantis será responsável pela fabricação dos veículos.
A Nvidia fornecerá a arquitetura de condução autônoma com seu sistema Hyperion 10, baseado no DriveOS, enquanto a Uber ficará encarregada de integrar os carros à sua plataforma de transporte por aplicativo.
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A Foxconn também participará do projeto, atuando na integração de hardware e sistemas, embora os detalhes sobre sua função específica ainda não tenham sido esclarecidos.
Conhecida por fabricar o iPhone da Apple, a empresa taiwanesa já tentou ingressar no mercado automotivo anteriormente, mas seus projetos passados envolveram parcerias que não chegaram a prosperar.
Os primeiros modelos da Stellantis usados nesse sistema serão baseados nas plataformas “AV-Ready” da montadora, como a K0 (van de porte médio) e a STLA Small.
Ambas foram projetadas com foco em flexibilidade e poderão acomodar múltiplos passageiros, o que reforça a vocação para o transporte urbano compartilhado.
A previsão é que a produção dos primeiros robotáxis comece em 2028.

O lançamento inicial será nos Estados Unidos, com uma frota estimada em 5.000 veículos autônomos.
Outros mercados globais serão incluídos em etapas posteriores, mas ainda não há detalhes sobre cidades específicas ou prazos definidos.
O anúncio chega em meio a um renascimento do interesse por carros autônomos, após um período em que vários projetos foram encerrados devido a altos custos e preocupações com segurança.
Nos bastidores, essa movimentação parece menos uma grande “aliança estratégica” e mais uma integração entre fornecedores e parceiros de tecnologia.
A própria Nvidia fornece soluções similares para empresas como GM e Lucid, enquanto a Uber já sinalizou interesse em operar diversas marcas de robotáxis, incluindo veículos da Waymo e da Volkswagen.
A Stellantis, por sua vez, também mantém uma colaboração com a Pony.ai para o desenvolvimento de soluções autônomas e trabalha em sistemas de autonomia parcial de Nível 3 para modelos da Jeep, entre outras marcas.
Ainda assim, a ambição é clara: marcar território no segmento que promete transformar a mobilidade urbana.
Mesmo que o projeto só deva sair do papel no final da década, o envolvimento de players como Uber, Nvidia e Stellantis sugere que a corrida pelos robotáxis voltou a ganhar força.
Se dessa vez a promessa vai realmente decolar, resta aguardar os próximos capítulos.
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