![vw id bidirecional 1 vw id bidirecional 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/vw-id-bidirecional-1.jpg)
A Volkswagen atualizou todos os modelos da linha ID com uma função realmente importante em regiões que frequentemente sofrem com calamidades públicas ou blecautes recorrentes.
A função bidirecional de energia nos carros elétricos ID permitirá que se manteve a energia de uma casa por pelo menos dois dias, segundo a montadora alemã, lembrando que somente os carros com bateria de 77 kWh e software 3.5 ou superior.
Na atualização, a função “Veículo para casa” é disponibilizada e permite que se forneça energia para a rede doméstica por meio de carregador de bordo, mas não somente em caso de emergência.
![vw id bidirecional 2 vw id bidirecional 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/vw-id-bidirecional-2.jpg)
A VW diz que os clientes podem decidir por si próprios quando querem extrair energia da rede pública de ou utilizar a eletricidade autogerada armazenada na bateria do veículo.
Outro ponto é que carros elétricos podem alimentar a rede doméstica do cliente com eletricidade desnecessária e, no futuro, também fornecer energia para estabilizar a rede elétrica.
Esse tipo de relação torna o cliente um prosumidor, alguém que produz o que vai consumir e que também fornece ao sistema, ainda que para conseguir fazer isso, meios como painéis solares, que alimentariam tanto casa quanto carro.
A energia da bateria do ID da Volkswagen surge então como um enorme backup para momentos de maior necessidade, como horas de pico, onde a casa substituiria a energia da rede pela bateria do ID.
![vw id bidirecional 3 vw id bidirecional 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/vw-id-bidirecional-3.jpg)
O carregamento bidirecional, baseada no padrão de carregamento DC CCS (Combined Charging System), é amplamente usado na Europa.
Já o consumo médio de uma casa, de aproximadamente 30 kWh, pode ser abastecido com eletricidade durante cerca de dois dias inteiros.
A bateria de alta tensão não pode ser descarregada abaixo de 20% do estado de carga para garantir a prontidão para a mobilidade.
Na primeira versão, os ID são compatíveis apenas com a central elétrica doméstica DC da série S10 E COMPACT da HagerEnergy GmbH.
Outras estações de energia domésticas deverão ser habilitadas para operação com uma estação de carregamento bidirecional (wallbox) posteriormente.
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