Carros elétricos da Volkswagen agora podem fornecer energia para a sua casa por 2 dias

vw id bidirecional 1
vw id bidirecional 1

A Volkswagen atualizou todos os modelos da linha ID com uma função realmente importante em regiões que frequentemente sofrem com calamidades públicas ou blecautes recorrentes.

A função bidirecional de energia nos carros elétricos ID permitirá que se manteve a energia de uma casa por pelo menos dois dias, segundo a montadora alemã, lembrando que somente os carros com bateria de 77 kWh e software 3.5 ou superior.

Na atualização, a função “Veículo para casa” é disponibilizada e permite que se forneça energia para a rede doméstica por meio de carregador de bordo, mas não somente em caso de emergência.

vw id bidirecional 2
vw id bidirecional 2

A VW diz que os clientes podem decidir por si próprios quando querem extrair energia da rede pública de ou utilizar a eletricidade autogerada armazenada na bateria do veículo.

Outro ponto é que carros elétricos podem alimentar a rede doméstica do cliente com eletricidade desnecessária e, no futuro, também fornecer energia para estabilizar a rede elétrica.

Esse tipo de relação torna o cliente um prosumidor, alguém que produz o que vai consumir e que também fornece ao sistema, ainda que para conseguir fazer isso, meios como painéis solares, que alimentariam tanto casa quanto carro.

A energia da bateria do ID da Volkswagen surge então como um enorme backup para momentos de maior necessidade, como horas de pico, onde a casa substituiria a energia da rede pela bateria do ID.

vw id bidirecional 3
vw id bidirecional 3

O carregamento bidirecional, baseada no padrão de carregamento DC CCS (Combined Charging System), é amplamente usado na Europa.

Já o consumo médio de uma casa, de aproximadamente 30 kWh, pode ser abastecido com eletricidade durante cerca de dois dias inteiros.

A bateria de alta tensão não pode ser descarregada abaixo de 20% do estado de carga para garantir a prontidão para a mobilidade.

Na primeira versão, os ID são compatíveis apenas com a central elétrica doméstica DC da série S10 E COMPACT da HagerEnergy GmbH.

Outras estações de energia domésticas deverão ser habilitadas para operação com uma estação de carregamento bidirecional (wallbox) posteriormente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X