Carros elétricos de marcas asiáticas viram estrelas no Brasil

byd dolphin oficial 1

As marcas chinesas estão dominando. Bom, pelo menos nos carros elétricos, pois desde a chegada do BYD Dolphin, as coisas andam realmente fora do comum no mercado de automóveis até R$ 150.000.

Tendo o crossover desembarcado por R$ 149.800, marcas rivais como as chinesas JAC Motors e Caoa Chery baixaram os preços rapidamente, em reação à novidade da BYD , que já tem mais de 4 mil pedidos.

Nesse caso, caíram da casa dos R$ 150.000 para R$ 135.990 no caso do E-JS1 e agora R$ 119.990 no iCar, aproximando o carro elétrico do valor psicológico do mercado de entrada, os tais R$ 100.000…

caoa chery icar 2022 4

Até o também chinês Renault Kwid E-Tech caiu de preço, baixando da mesma faixa de preço anterior para R$ 139.990, mas isso ainda é muito caro para o carrinho na nova realidade do segmento.

Protagonizados por marcas asiáticas ou com produtos feitos lá, o mercado de carros elétricos vê nomes diferentes virarem estrelas por aqui.

O recente ORA 03 da chinesa GWM é outro que deverá custar R$ 150.000 para começar a brincadeira e talvez forçar uma reação da BYD, que pode desencadear em mais uma onda de reduções de preços.

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Se antes os carros elétricos chineses pareciam coisas de entusiastas da eletrificação, agora atraem a atenção até de quem tinha outras pretensões.

O medo de alguns, contudo, é o tempo de vida da bateria, mas praticamente todos oferecem 8 anos de cobertura e acima de 160 mil km.

kona electric 1

Além disso, com a estabilização do dólar, as marcas asiáticas já mostram sua vontade de se destacar, como a Hyundai CAOA, que baixou o preço do Kona EV de R$ 229.990 para R$ 189.990.

Não duvidamos que ela possa fazer melhor e até se animar em trazer um modelo elétrico mais barato, afinal, estamos falando de um SUV elétrico, primo do Creta, que custa agora quase o mesmo que a versão N Line.

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Teremos mais? Sim, pelo menos para 2024. A BYD promete o Seagull, que pode mesmo chegar entre R$ 100.000 e R$ 120.000, especialmente se usar a bateria de sódio.

Então, quando o carro elétrico chinês chegar na faixa psicológica do mercado, poderá ele ainda descer a ladeira para atrapalhar a vida dos compactos de entrada? Será?

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X