Carros elétricos mais caros no Brasil 2024: imposto maior já está sendo cobrado

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Confira a avaliação do elétrico da foto acima, BYD Song Plus.

A partir de ontem, dia 1 de janeiro de 2024, o governo federal já passou a aumentar os impostos sobre carros elétricos novos vendidos no Brasil.

O aumento não impacta apenas os carros elétricos, mas também as placas solares que forem vendidas em todo país.

Geraldo Alckmin, que é vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, explicou que os recursos maiores captados com estes impostos serão usados para custear os programas Mobilidade Verde e Inovação – Mover, e o programa de depreciação acelerada.

O programa Mover vai conceder, em 2024, cerca de R$ 3,5 bilhões em créditos financeiros para as empresas investirem em descarbonização e se enquadrem nos requisitos obrigatórios do programa.

O aumento do imposto será gradual, até 31 de dezembro de 2023, o imposto de importação de carros elétricos era zero, e agora está em 10%.

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Mas este valor irá sendo aumentado, primeiramente depois de seis meses, e depois uma vez por ano, até 2026, onde chegará a 35% de imposto de importação.

A ideia é incentivar que esses carros elétricos sejam produzidos no Brasil, para evitar pagar o imposto, mas sabemos que isso não irá acontecer.

Afinal, ninguém está disposto a investir bilhões e bilhões em algo incerto, pelo preço alto demais dos elétricos por aqui, e também as dimensões do país, onde carros elétricos acabam sendo interessantes apenas para uso estritamente urbano.

Veja como ficam as novas taxas:

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Veículos híbridos

  • 15% em janeiro de 2024
  • 25% em julho de 2024
  • 30% em julho de 2025
  • 35% em julho de 2026

Veículos híbridos plug-in

  • 12% em janeiro de 2024
  • 20% em julho de 2024
  • 28% em julho de 2025
  • 35% em julho de 2026

Veículos elétricos

  • 10% em janeiro de 2024
  • 18% em julho de 2024
  • 25% em julho de 2025
  • 35% em julho de 2026

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    Autor: Ricardo de Oliveira

    Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X