A indústria automotiva americana está em alerta amarelo ou Defcon 3 se desejar. O motivo são pronunciamentos que, na visão de analistas, podem gerar milhares de desempregos nos EUA e jogar pelo ralo bilhões de dólares de duas origens.
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, anunciou planos para interromper as vendas de carros elétricos se for reeleito. Além disso, também afirmou que seus planos incluem a reversão das políticas climáticas da administração Biden.
Da mesma forma, a redução das metas de emissões de escape e a redução dos créditos fiscais para veículos elétricos estão na pauta da agenda de Trump, se reeleito presidente dos states, segundo o site News 9 Live, citando outras fontes.
Com a declaração divulgada por vários meios da imprensa americana, as montadoras passaram para o modo de alerta, uma vez que pisar no freio dos carros elétricos e híbridos plug-in significará um enorme prejuízo.
Isso sem contar o impacto ao nível global, uma vez que o movimento americano pode acarretar um efeito dominó ou simplesmente isolar a “América” e seus fabricantes.
Uma das maiores preocupações com isso é os enormes investimentos que alguns fabricantes já fizeram e que outros pretendem fazer, como na Hyundai-Kia com US$ 13 bilhões, incluindo a produção de baterias da SK nos EUA, com mais US$ 5 bilhões.
William Clay Ford Jr., presidente executivo da Ford Motor, comentou: “Nosso prazo como empresa, nosso prazo de planejamento, é muito mais longo do que os ciclos eleitorais. Quando somos atacados por políticos, isso se torna muito difícil para nós.”
A reversão de políticas automotivas nos EUA e uma eventual “guerra civil ambiental americana” entre a Califórnia e Washington, colocarão o mercado americano em situação de perigo.
A Lei de Redução da Inflação, do governo atual, já forçou os fabricantes americanos e estrangeiros a produzirem carros elétricos nos EUA, gerando milhares de empregos. Só a Hyundai-Kia planeja 12 mil empregos.
Já a Tesla não se manifestou, mas obviamente o fim do bônus federal de US$ 7.500 seria um duro golpe em suas vendas, ainda que o próprio Musk possa cumprir o que prometeu a acionistas, vendendo seus carros a preço de custo, ganhando em serviços e produtos.
Estados republicanos como Texas e Flórida, por exemplo, já registram alta nas vendas de carros elétricos, atingindo consumidores tradicionalistas, sugerindo o começo de uma mudança no perfil do mercado americano.
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