Carros vendidos no Brasil que são chineses e você não sabia

chevrolet tracker rs 2

O mercado nacional tem alguns carros chineses que se destacam em vendas e na mídia, sendo protagonistas de uma virada dos elétricos e híbridos, que ganham espaço rapidamente por aqui.

Todavia, existem os chineses que poucos conhecem e que estão por aqui também, sendo que dois deles são fabricados no Brasil, mas poucos sabem que sua origem é asiática.

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Chevrolet Onix Plus

chevrolet onix plus lt 2022

O Onix Plus surgiu primeiro na China, onde começou sua carreira como simplesmente Onix, vindo a ser feito aqui logo depois e com sua versão hatchback de desenvolvimento local, já que nunca foi vendida lá.

O modelo feito aqui foi exportado para o México e lá foi substituído por sua versão chinesa, porém, recentemente, o Onix Plus deixou de ser vendido na China.

Chevrolet Tracker

tracker ltz

Assim como Onix Plus, o Tracker também apareceu primeiro na China, sendo um SUV compacto derivado do Onix (Plus), recebendo lá motores 1.0 e 1.2, ambos turbinados, mas com injeção direta.

Depois ganhou motor 1.3 Turbo e painel com duas telas digitais, enquanto aqui manteve os motores menores com injeção monoponto, ganhando as versões RS e Midnight recentemente.

Fiat Titano

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Ela é em realidade uma picape chinesa de submarca da JMC, sócia da Peugeot por lá e que fez lançar na América Latina e Landtrek, um modelo fabricado no Uruguai.

Contudo, para ser vendida no Brasil, a picape acabou sendo modificada para receber um motor diesel potente e sob a marca Fiat, com o nome Titano.

Ford Territory

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O primeiro Territory era em essência um SUV chinês da JMC, então, o segundo também vem de lá, mas numa carroceria criada pela Ford e sobre uma plataforma da própria empresa.

Usando ainda assim um motor de origem JMC, este Novo Territory é maior e mais espaçoso, além de tecnologicamente mais sofisticado e em sintonia com a filosofia de estilo da Ford.

Volvo XC60

xc60 2024 8

Apesar de não parecer, o Volvo XC60 é chinês, mas seu projeto é totalmente sueco, sendo o primeiro da marca a ser feito lá e com tecnologia moderna, tanto a combustão, quando híbrido plug-in.

Assim, ele foi importado para o Brasil, tendo versões a gasolina ou diesel inicialmente, mas agora somente híbrido com recarga das baterias em fonte externa.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X