Carteira de habilitação sem autoescola ficará mais barata, mas setor diz que haverá demissões em massa

cnh digital
cnh digital

O governo federal tem uma nova proposta para a obtenção de CNH – Carteira Nacional de Habilitação – sem a necessidade de frequência e aulas nas tradicionais autoescolas.

Elaborada pelo Ministério dos Transportes, que aguarda aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta vem gerando reação negativa de representantes dos CFCs (Centros de Formação de Condutores), as conhecidas autoescolas.

Não sendo uma ideia nova, já que também foi apresentada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a proposta de obtenção de CNH sem autoescola avançou com a gestão do ministro Renan Filho.

Da mesma forma que no governo anterior, o atual quer simplificar o processo de obtenção da CNH e reduzir os custos ao cidadão, onde a projeção aponta para uma redução de até 80% da primeira habilitação.

Veja também

Sem dúvidas, uma redução desse nível permitirá que muitos brasileiros tenham acesso à CNH, que também ajuda na obtenção de empregos que exijam tal habilitação para atuação comercial ou não.

Mas, do outro lado da moeda, a Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas) está preocupada com a medida, que pode colocar um fim a muitas autoescolas, que ficariam com poucos alunos para manter suas atividades.

Ao site UOL , a Feneauto enviou uma nota alertando sobre o “fechamento de mais de 15 mil autoescolas e o fim de 300 mil postos de trabalho, com supressão da educação no trânsito e negligência na emissão da CNH”.

A proposta de fato assusta o setor, já que a nova regra permite que o candidato à CNH não precise das 20 horas-aula em automóveis, assim como não haverá limite mínimo de horas-aula para obtenção do documento.

No entanto, quem necessitar pode optar pelas aulas de direção em autoescolas. Mas, mesmo com a reclamação do setor, o governo federal não visualiza as alegações da autoescolas.

Renan Filho disse: “Que haverá reclamação das autoescolas, tudo bem. Não estamos acabando com a autoescola; estamos transformando em facultativa. A autoescola que for boa e que prestar um curso de qualidade vai permanecer. Vai continuar tendo demanda pela instrução em vários níveis”.

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.