Carteira Nacional de Habilitação passa a valer em território de país da União Europeia; documento brasileiro agora é aceito em Portugal

cnh digital
cnh digital

A partir de agora os brasileiros que estão em Portugal podem usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Brasil sem necessidade de troca do documento, facilitando assim a condução de veículos no país europeu.

O acordo vale para motocicletas e automóveis, ou seja, categorias A e B, valendo por uma lei de reciprocidade entre os dois países, que foi firmada há dois anos, mas que passou a valer mesmo a partir desta quarta-feira (7).

A vigência da aceitação da CNH brasileira como um documento válido em todo o território português se deu a partir da assinatura da lei pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em um decreto que reconhece a nossa carta nacional.

Dessa forma, ao dirigir em Portugal, o brasileiro apresenta a sua carteira de motorista física (impressa em papel moeda) ou digitalizada no app CNH do Brasil, que poderá ser usada até a data de validade original.

Veja também

carta de condução
carta de condução

Pelo princípio da reciprocidade entre Brasil e Portugal, a mesma regra será aplicada aos portugueses que morem em terras brasileiras, que assim poderão dirigir com a “Carta de Condução”, que tem padrão da União Europeia.

O documento de habilitação dos motoristas brasileiros e portugueses deve ainda ser emitido no Brasil ou em Portugal; ser na versão física ou digital; ter menos de 15 anos de emissão e servir para condutores com até 60 anos.

Não é a primeira vez que o Brasil firma um acordo como esse com um país estrangeiro e muito menos com um membro da União Europeia.

Em 2024 foi firmado um acordo com o governo da Itália, onde os brasileiros com CNH nacional podiam dirigir no país peninsular com o documento feito aqui, porém, aqueles com mais de seis anos de residência, ganharam o direito de mudar para a Patente di Guida.

Na ocasião, o número de brasileiros residentes na Itália era de 100 mil, enquanto no Brasil, cerca de 800 mil italianos, segundo a embaixada do país. Também vale a lei de reciprocidade nesse caso.

 

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.