Casal britânico “rouba” de volta carro roubado com rastreador da Apple e deixa polícia de Londres em saia justa

casal recupera jaguar (1)
casal recupera jaguar (1)

No Reino Unido, um casal de Londres decidiu que, diante da omissão das autoridades, o melhor a fazer era agir por conta própria.

Mia Forbes e Mark Simpson acordaram no dia 4 de junho com uma desagradável surpresa: o Jaguar E-Pace da família, que havia sido estacionado normalmente na noite anterior, havia desaparecido.

Eles rapidamente procuraram a polícia, mas a resposta foi desanimadora — as autoridades disseram que não sabiam quando poderiam iniciar a investigação.

O que os criminosos não sabiam é que estavam lidando com um casal precavido.

Após terem passado por uma experiência semelhante no passado, Forbes e Simpson instalaram dispositivos extras de segurança no veículo, entre eles um Apple AirTag e um sistema conhecido como ghost immobilizer, um bloqueador de ignição que exige um código secreto para permitir o funcionamento do motor.

casal recupera jaguar (2)
casal recupera jaguar (2)

Assim que o AirTag atualizou sua localização, os dois descobriram que o carro estava a poucos quilômetros de casa . Sem esperar apoio oficial, dirigiram até o local indicado e encontraram o Jaguar estacionado na rua.

Apesar de danos internos causados pelos ladrões, que aparentemente tentaram acessar o sistema elétrico do carro, o veículo estava intacto. Um deles simplesmente entrou, deu meia-volta e levou o carro de volta para casa.

A recuperação do Jaguar, no entanto, não teve nada de acidental.

O ghost immobilizer foi fundamental: o carro só liga após o condutor digitar uma sequência de comandos no painel, algo que os ladrões desconheciam completamente.

Com isso, mesmo tendo usado possivelmente um caminhão-guincho para transportar o veículo, os criminosos não conseguiram ativá-lo e acabaram abandonando-o.

A polícia, agora, deve analisar o carro em busca de impressões digitais e outros vestígios. Mas, considerando o histórico da força policial londrina, as chances de sucesso são mínimas.

Segundo dados divulgados pelo partido Liberal Democrata, apenas 10% dos casos de furto de veículos em Londres são solucionados.

O número de carros recuperados pelos próprios donos, no entanto, não aparece nas estatísticas oficiais — e talvez devesse.

O caso de Mia e Mark expõe uma triste realidade: a crescente dependência dos cidadãos em tecnologia e ação própria para enfrentar uma onda de crimes que as autoridades não conseguem conter.

Num cenário em que o Estado falha em proteger o básico, o recado é claro — se quiser seu carro de volta, melhor contar com um rastreador e um pouco de coragem.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.