
Líder mundial na produção de baterias, a chinesa CATL agora mira um novo e ambicioso desafio: eletrificar as rotas marítimas em mar aberto.
Segundo Su Yiyi, diretora da divisão naval da empresa, os primeiros barcos 100% elétricos capazes de navegar pelos oceanos devem se tornar realidade em até três anos.
A previsão foi compartilhada durante um evento com a imprensa em Xangai, onde a executiva destacou os avanços tecnológicos da empresa no segmento náutico.
Atualmente, a CATL já é responsável por fornecer baterias para aproximadamente 900 embarcações elétricas, o que representa cerca de 40% do mercado global.
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A empresa iniciou sua atuação no setor marítimo em 2017 e criou uma subsidiária dedicada exclusivamente à eletrificação naval em 2022.
Os modelos existentes até agora são majoritariamente turísticos e de transporte regional, operando em rios ou litorais, como é o caso do “Yangtze River Three Gorges No. 1”, lançado em 2020.
Esse cruzeiro fluvial foi equipado com 10.000 células LFP da CATL, estabelecendo um recorde mundial em número de passageiros e capacidade de potência para embarcações elétricas.
Mais recentemente, a empresa ajudou a desenvolver o “Yujian 77”, o primeiro barco turístico totalmente elétrico da China a entrar em operação em 2024.
A tendência é clara: à medida que as baterias se tornam mais densas em energia e com maior capacidade de carga rápida, a eletrificação de embarcações de maior porte e alcance se torna tecnicamente viável.
Para a CATL, o salto de rios e baías para o mar aberto não é uma questão de “se”, mas de “quando” — e esse “quando” está cada vez mais próximo.
A eletrificação do transporte marítimo representa uma oportunidade estratégica, não apenas para reduzir emissões em um dos setores mais poluentes do mundo, mas também para consolidar a China como referência tecnológica em mobilidade sustentável global.
Especialistas apontam que, se a previsão da CATL se concretizar, o impacto pode ser profundo em setores como turismo, logística e transporte internacional de cargas.
Apesar dos desafios relacionados ao peso, segurança e infraestrutura de recarga em alto-mar, a empresa acredita que seus avanços em baterias LFP e BMS (sistemas de gerenciamento de bateria) tornam o projeto viável.
A ambição não surpreende, considerando que a CATL já fornece baterias para veículos elétricos, aviões e sistemas de armazenamento de energia em larga escala.
Agora, ao mirar os oceanos, a empresa sinaliza que quer ser mais do que líder em mobilidade elétrica: quer ser a força propulsora por trás da próxima revolução no transporte global.
Se cumprir a promessa, a CATL pode colocar fim à era dos motores a diesel nos mares e inaugurar um novo capítulo na navegação sustentável.
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