A revolução elétrica da China ganhou um novo e impressionante capítulo: o primeiro carro com bateria trocável em apenas 100 segundos já está sendo entregue aos consumidores.
O modelo em questão é o Oshan 520, desenvolvido pela Changan em parceria com a gigante das baterias CATL.
A novidade não só promete autonomia de até 515 km como coloca a recarga de veículos elétricos no mesmo patamar de agilidade que o abastecimento com combustível fóssil.
Com preço inicial de 166.800 yuan — cerca de 23 mil dólares ou pouco mais de 129 mil reais — o Oshan 520 já contabiliza mais de 15 mil pedidos na China.
O número impressiona, mas o verdadeiro destaque está sob o assoalho: a bateria Choco-SEB, que pode ser substituída automaticamente em apenas 100 segundos por meio de estações dedicadas.
Isso equivale a trocar um tanque cheio em tempo menor do que muitos carros a combustão levam para abastecer.
O sistema já está em operação na cidade de Chongqing, onde 34 estações de troca já foram instaladas e a expectativa é de alcançar 50 ainda este ano.
A ambição da CATL, porém, vai muito além: o objetivo é atingir 1.000 estações de troca em 31 cidades chinesas até o final de 2025, sinalizando uma estratégia nacional para eliminar os longos tempos de espera que ainda afastam alguns consumidores dos EVs.
A tecnologia Choco-SEB vem em duas versões — uma voltada para veículos menores e outra para modelos maiores das categorias A e B.
A flexibilidade é parte do plano da CATL para atender a uma variedade de montadoras e faixas de preço, ampliando a adoção do sistema de troca rápida.
Entre as marcas que já anunciaram parcerias com a CATL estão gigantes como GAC, Chery, NIO, FAW e BAIC.
Além da praticidade, a CATL também quer manter sua liderança no mercado global de baterias.
Segundo a SNE Research, a empresa deteve 28,8% de participação mundial no setor nos dois primeiros meses de 2025, superando os 26,9% registrados no mesmo período de 2024.
A ideia por trás do projeto é simples, mas poderosa: fazer com que carregar um carro elétrico seja tão fácil — ou até mais rápido — do que abastecer um modelo a combustão.
Se conseguir escalar essa infraestrutura, a China não só se consolidará como líder global em mobilidade elétrica, como poderá redefinir completamente o que significa ter um carro elétrico.
Com inovação, preço competitivo e velocidade de operação inédita, os EVs com baterias trocáveis da CATL mostram que o futuro dos carros elétricos pode estar muito mais próximo (e mais prático) do que se imaginava.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!