Celta VHCE? Modelo mais econômico/potente (78 cv)

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Reportagem de dezembro de 2008.

O Chevrolet Celta deverá deixar de ser VHC para ser VHCE no próximo ano de 2009. É o que publicou hoje um portal automotivo, falando que algumas fontes internas da montadora americana passaram a informação a eles. A letra a mais na sigla VHCE significaria economia e ecologia.

O Celta VHCE passará por algumas alterações. O tanque de combustível irá aumentar, passando dos atuais 47 litros para 54 litros, e a potência de seu motor 1.0 vai aumentar, de 70 para 78 cavalos, resultando em um desempenho mais interessante, principalmente dentro da cidade. O novo Celta VHCE também deverá poluir menos para atender às regras de emissões de poluentes do Conama.

O acelerador do novo Celta VHCE passará a ser eletrônico, não mais através de cabo, o que também é uma melhoria e uma atualização. Bom, é interessante a Chevrolet colocar algumas novidades no seu popular Celta, mas será que isso será o suficiente para melhorar as vendas do modelo, que ultimamente chegou até mesmo a ficar atrás do Honda Civic nos rankings de alguns meses?

O Celta é vendido no Brasil desde o ano de 2001, sendo um novo modelo feito em cima da plataforma do Corsa , mas simplificada e mais pobre, sem dúvida. Inicialmente o modelo tinha motor 1.0 com potência de 60 cavalos, e depois de um tempo passou para 70 cavalos.

Celta VHCE – Ficha técnica

MOTOR
Dianteiro, transversal, 1.0 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; flexpower
Número de válvulas por cilindro 2; OHC (comando no cabeçote)
Diâmetro x curso 71 x 62,9 mm
Cilindrada 999 cm3
Potência máxima líquida 77 cv a 6.400 rpm com gasolina e 78 cv a 6.400 rpm com etanol
Torque máximo líquido 9,5 kgfm a 5.200 rpm (gasolina) e 9,7 kgfm a 5.200 rpm (etanol)
Rotação máxima do motor 6.800 rpm
Taxa de compressão 12,6
Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto (M.P.F.I – Multi Point Fuel Injection)
Combustível recomendado Gasolina comum e/ou etanol hidratado

TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas

DIREÇÃO
Mecânica, tipo pinhão e cremalheira

SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson
Traseira Semi-independente com braços oscilantes

FREIOS
Dianteiros discos sólidos
Traseiros tambores

RODAS / PNEUS
Rodas 4,5J x 13″ polegadas
Pneus Radiais 165/70 R13

TANQUE DE COMBUSTÍVEL
54 litros

CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
260 litros

DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3.788 mm
Largura 1.626 mm
Altura 1.429 mm
Distância entre eixos 2.443 mm

DESEMPENHO
Velocidade máxima 156 km/h (gasolina) 161 km/h (etanol)
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,8 s (gasolina) 13,4 s (etanol)

CONSUMO CIDADE / ESTRADA / MÉDIO (KM/L)
13,8 / 16,9 / 15,0 (gasolina)
9,5 / 12,2 / 10,5 (etanol)

CARGA ÚTIL
490 Kg

PESO
860 Kg

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X