CEO da Baidu diz que robotáxis estão chegando ao ponto de virada e uso amplo pela população

baidu apollo (1)
baidu apollo (1)

Empresas chinesas de robô-táxis estão avançando mais rápido no cenário internacional do que concorrentes como Tesla, Waymo e Zoox, em um momento em que o setor começa a mostrar sinais de que está próximo da viabilidade comercial.

Segundo Robin Li, CEO da Baidu, o mercado atingiu um “ponto de virada” tanto na China quanto nos Estados Unidos, com mais pessoas experimentando corridas sem motorista e compartilhando feedback positivo nas redes sociais.

Outros líderes do setor, como o CEO da Nvidia, Jensen Huang, e o co-presidente da Xpeng, Brian Gu, também demonstraram otimismo, destacando avanços técnicos mais rápidos que o esperado.

A Xpeng, inclusive, planeja lançar seu próprio serviço de robô-táxi em Guangzhou no ano que vem.

Veja também

baidu apollo (2)
baidu apollo (2)

O mercado global desse segmento pode ultrapassar US$ 25 bilhões até 2030, segundo projeção do Goldman Sachs.

Para aproveitar essa oportunidade, empresas como Baidu, Pony.ai e WeRide estão apostando em parcerias com plataformas de mobilidade como a Uber, iniciando operações no Oriente Médio e, em breve, na Europa.

Essas alianças são vistas como fundamentais para atingir a rentabilidade mais rápido, aproveitando infraestrutura já existente para escalar as frotas.

No caso da Baidu, o serviço Apollo Go já se tornou lucrativo por veículo em Wuhan, cidade chinesa onde a empresa opera mais de mil unidades — mesmo com tarifas 30% menores que em Pequim.

baidu apollo (3)
baidu apollo (3)

Além de desenvolver o software de direção autônoma, a Baidu fabrica seus próprios veículos elétricos, cortando o custo de produção pela metade em relação a carros feitos por terceiros.

Segundo Halton Niu, responsável pela expansão internacional do Apollo Go, a lógica é simples: se é possível lucrar por carro em cidades médias da China, é possível replicar isso no mundo todo.

Ele destaca que escalar a operação — com centenas de veículos por cidade — é essencial para fechar a conta.

Enquanto isso, empresas americanas seguem mais lentas no ritmo de implantação global.

baidu apollo (4)
baidu apollo (4)

A Waymo, do Google, possui cerca de 2.500 veículos nos EUA e prepara expansão para Londres, após estrear testes no Japão.

A Tesla, embora tenha mostrado seu Cybercab em Xangai, só começou os testes reais em junho no Texas, e agora obteve permissão para operar no Arizona.

A Zoox, da Amazon, também cresce nos EUA, mas ainda não anunciou planos fora do país.

No Oriente Médio, a Apollo Go já opera cerca de 100 robô-táxis em Abu Dhabi e Dubai, com planos de dobrar a frota em breve.

A WeRide, por sua vez, recebeu autorização para cobrar tarifas por corridas totalmente autônomas em Abu Dhabi no final de outubro.

A empresa afirma que, sem operadores humanos dentro do carro, já consegue lucro por veículo.

A Pony.ai, por enquanto, está mais distante da lucratividade, mas pretende virar o jogo entre o final de 2025 e o início de 2026, quando lançará serviço comercial em Dubai.

Ela também planeja estreias na Europa e em Cingapura nos próximos meses.

Especialistas como Yuqian Ding, do HSBC, apontam que empresas com maior tamanho de frota — como Waymo, Baidu, WeRide e Pony.ai — largam na frente na corrida por rentabilidade.

A frota é, inclusive, um novo indicativo de vantagem competitiva: Pony.ai e WeRide já anunciaram planos de operar mil veículos no Oriente Médio até 2028 e 2026, respectivamente.

Segundo analistas, quanto mais dados e quilometragem os veículos autônomos acumulam, mais eficientes e seguros seus sistemas se tornam.

Mesmo assim, a adoção em larga escala ainda é limitada por regulamentações: na China, os robô-táxis só circulam em áreas específicas.

Um marco recente foi a aprovação da Pony.ai para operar livremente em toda Shenzhen, algo inédito no país.

Com o governo chinês apoiando ativamente a expansão, o número de robô-táxis pode saltar de milhares para dezenas de milhares até 2026.

Enquanto o Ocidente ainda faz testes, a China parece determinada a transformar o transporte autônomo em um negócio real — e altamente competitivo.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.